C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   
Biotecnologia
imagem
Programa GENOPROT

Edital MCT/CNPq/CT-BIOTEC – PROGRAMA GENOPROT - Rede Integrada de Estudos Genômicos e Proteômicos Nº 21/2010 - Seleção pública de propostas para apoio a projetos de pesquisa de pesquisa, desenvolvimento e inovação em genômica e proteômica.

O Programa Genoprot associa grupos de pesquisa multidisciplinares em torno de temas relevantes para o país, visando à obtenção de novos produtos ou processos com potencial de aplicação nas áreas de saúde, agricultura, indústria e meio ambiente, por meio do desenvolvimento de estratégias e metodologias de manipulação da expressão gênica e de seleção, caracterização e expressão de proteínas.

O desafio atual da Biologia moderna está em desvendar e conhecer o complexo sistema de organização e sinalização biológica em todos os seus detalhes em nível molecular.

O enorme sucesso alcançado pelas técnicas de seqüenciamento automático do DNA e de acesso a genomas completos de diversos organismos tem levado a uma nova visão da Biologia. O incrível número de dados genômicos disponíveis nos desafiam a descobrir o significado e a relevância biológica das seqüências codificadas no DNA.

As áreas de estudos pós-genômicos englobam conhecimentos e técnicas capazes de não só identificar o conjunto complexo de proteínas produzidas por uma célula, mas também de revelar as interações e interdependência dos processos biológicos, assim como compreender as interações entre genes e ambiente, por meio da epigenética.

A riqueza de informações que podem ser obtidas sobre a fisiologia celular tem potencialmente um grande campo de aplicações, como, por exemplo, na identificação de alvos moleculares para o desenvolvimento de fármacos e vacinas, no desenvolvimento de métodos diagnósticos em biomedicina, ou, ainda, no estudo do aperfeiçoamento genético e da engenharia de proteínas em biotecnologia.

Os estudos pós-genômicos, cada vez mais possibilitarão o entendimento sobre vias de sinalizações, conjuntos de proteínas reguladoras, modificações pós-traducionais, e outras informações cruciais sobre os estados fisiológicos e fisio-patológicos de células e organismos. Outras aplicações envolvem estudos da associação entre diferentes organismos, como a relação parasita-hospedeiro, cruciais para o entendimento de doenças humanas ou em animais e vegetais de interesse da agropecuária, assim como as associações benéficas entre microrganismos e plantas de grande interesse para a agricultura. A potencialidade de nossa biodiversidade também poderá ser abordada por estudos de secreções, venenos ou exsudatos de nossa variada fauna e flora, na busca de produtos naturais bioativos com potencialidade em aplicações medicinais ou biotecnológicas.

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação