Detentor da maior diversidade biológica do planeta, o Brasil ainda não utiliza satisfatoriamente o imenso potencial econômico de sua biodiversidade e dos seus produtos e aplicações em inúmeros segmentos industriais.
No intuito de reverter este quadro, o Ministério da Ciência e Tecnologia lançou o Programa de Biotecnologia e Recursos Genéticos, com o objetivo de aumentar o fluxo de inovação e canalizar a produção e comercialização de seus resultados em benefício da sociedade.
Com duração prevista de dez anos, o Programa, recebe investimentos diretos da União, alocados pelo Programa Brasil para Todos, além de recursos provenientes das agências federais e estaduais de fomento, dos Fundos Setoriais de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e de outros Ministérios com ações em Biotecnologia.
O progresso da Biotecnologia deve e pode ser acelerado, por intermédio dos esforços conjugados entre Governo, comunidade cientifica e setor empresarial, visando ao desenvolvimento de projetos conjuntos, na formação de parcerias, no estímulo a novos investimentos e na dinamização dos mercados de produtos biotecnológicos.
O Programa desenvolve ações abrangentes orientadas para o conhecimento, uso e desenvolvimento de produtos da biodiversidade capazes de integrar avanço tecnológico, equilíbrio ambiental, desenvolvimento sustentável, crescimento econômico e qualidade de vida.
Ao tempo que será possível fortalecer a base científica e tecnológica em Biotecnologia, o País estará investindo em capacitação de pessoal especializado, modernizando a infra-estrutura nacional de P&D e estimulando o desenvolvimento de novas empresas, fatores essenciais para que os brasileiros possam usufruir plenamente da sua riquíssima biodiversidade.
|