Este Programa foi estabelecido em 1988 para estimular a pesquisa colaborativa entre o ICGEB e sua rede de Centros Afiliados, para o desenvolvimento de pesquisas de interesse específico dos países participantes nas diferentes áreas do conhecimento tais como: Saúde, Indústria, Meio Ambiente, Botânica e Agricultura e Ciências Básicas, e para facilitar o treinamento de jovens cientistas.
A Chamada para apresentação de propostas é lançada anualmente. As propostas de projetos colaborativos devem ser encaminhados ao Ponto Focal do ICGEB no Brasil até 31 de março de 2015
Elegibilidade
-
Os proponentes de projetos de pesquisa colaborativa (CRPs) devem ter vínculo institucional em Instituições de Ciência e Tecnologia do Brasil.
-
Cada País-Membro poderá submeter no máximo três (3) propostas de projetos;
-
As propostas devem ser submetidas pelo Pesquisador Principal, em inglês;
-
Colaboração ativa com grupos de pesquisa do CIEGB é bem-vinda, mas não é obrigatórias para a submissão das propostas;
Natureza
Os subsídios serão concedidos aos projetos de pesquisa científica promissores que alcançarem resultados em no máximo três anos (36 meses), com uma contribuição anual máxima de Euro 25 mil.
Os recursos poderão ser utilizados para cobrir despesas que são diretamente relevantes para o projeto financiado. Isso pode incluir a compra de itens de consumo, literatura científica e equipamentos básicos de laboratório. Viagens e custos de treinamento também poderão ser cobertas com o objetivo de promover o desenvolvimento do conhecimento. Salários dos Pesquisadores Principais e de suporte de infraestruturas (por exemplo, manutenção e locação de equipamentos, construção, etc.) não serão admitidos e não poderão ser financiados.
Prazo para encaminhamento das propostas ao MCTI para endosso - 31 de março de 2015
No Brasil, as propostas serão préviamente avaliadas por um Comitê Cientifico antes de receberem o endosso do Liaison Officer.
O original da proposta, devidamente assinado, deverá ser encaminhado ao endereço do Ponto Focal do ICGEB no Brasil.
Uma versão eletrônica deverá ser enviada para o endereço eletrônico da Coordenação Geral de Biotecnologia e Saúde do Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovação: icgeb@mcti.gov.br
Fase nacional de seleção de propostas
As propostas de projetos de pesquisa colaborativa recebidos pelo Ponto Focal do icgeb no Brasil serão enviados a pareceristas e serão submetidos a julgamento pelo Comitê Científico do ICGEB no Brasil, segundo os seguintes critérios:
originalidade científica;
coerência da estruturação do projeto em relação aos objetivos e metas propostos;
potencial biotecnológico;
impacto e relevância da pesquisa;
produtividade do coordenador;
existência de parcerias internacionais com países afiliados ao CIEGB;
adequação do orçamento; e
viabilidade de execução da proposta em 36 meses.
Mais informações: https://www.icgeb.org/research-grants.html
Dr. Luiz Henrique Mourão do Canto Pereira
Ponto Focal do ICGEB no Brasil:
Ministério da Ciência , Tecnologia e Inovação
Esplanada dos Ministérios, Bloco E, Sala n.º 250
Brasília – DF CEP 70067-900
icgeb@mcti.gov.br
Telefone: (61) 2033-7623