Trabalho realizado por:
|
Responsável Técnico: Ulf Walter Palme Tel: (0123) 25-6446. Fax: (0123) 21-8743 E-mail:Ulf@ltid.inpe.br
|
O governo federal utilizou o levantamento das áreas desflorestadas na Amazônia Legal Brasileira (que abrange mais de 70% da área total da Floresta Amazônica), executado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT/INPE), para restringir o desflorestamento na Amazônia por meio da formulação de nova legislação.
Ao longo de quase duas décadas, o INPE desenvolveu e consolidou a metodologia para levantamento de áreas desflorestadas baseada em imagens dos satélites Landsat, geradas a partir do acervo de dados recebidos e arquivados pelo INPE desde 1973. A metodologia vem sendo utilizada de forma operacional e tem-se mostrado de grande utilidade para subsidiar a monitoração e formulação de políticas públicas na Amazônia Legal.
O levantamento em questão foi conduzido para os períodos 91/92 e 92/94, requereu um total de 229 imagens do satélite LANDSAT para cada ano, utilizando os canais TM nas faixas do visível e infravermelho próximo e médio, na escala 1:250.000.
O trabalho analisou as áreas de florestas da Amazônia Legal, que correspondem a cerca de 80% dos seus 5 milhões de quilômetros quadrados.
.gif)