Projeto Mata Atlântica
A Mata Atlântica, um dos mais importantes biomas do planeta e rico em espécies vegetais e animais, é um bioma que abrange 14 estados brasileiros e está entre as cinco regiões do planeta de maior prioridade (hotspots) para a conservação da biodiversidade.
Devido à complexidade da biodiversidade e dos fatores socioeconômicos, na Mata Atlântica brasileira um complexo de mosaico de situações biológicas e sociais é produzido, existindo a necessidade de resposta com planos de conservação que reflitam precisamente o estado de cada região, além de programas de uso sustentável dessa rica biodiversidade.
O MCT buscando ampliar as ações do Programa PPBio identificou a possibilidade de desenvolver pesquisas no bioma Mata Atlântica. Assim uma proposta de projeto regional foi elaborada intitulando-se "Rede de Biodiversidade da Mata Atlântica".
O projeto tem como primeiras ações a estruturação de uma rede e adequação da infra-estrutura e conservação dos acervos de parte das coleções existentes.
O objetivo geral do projeto é "sistematizar, disseminar dados e adequar a infra-estrutura dos acervos das coleções biológicas dos Estados que compõe o bioma Mata Atlântica, através de uma Rede aberta de informações on-line".