O objetivo do programa é disponibilizar conhecimentos, tecnologias, materiais e sistemas tecnológicos para incrementar a base de conhecimentos estruturantes e promover a inovação no agronegócio com foco em segurança dos alimentos e novas frentes abertas pela tecnologia do setor.
Neste sentido, está orientado para alimentos de qualidade, nutracêutica e alimentos funcionais, como por exemplo: desenvolvimento de compostos bioativos para prevenção de doenças; enriquecimento de alimentos com nutrientes específicos como ácidos graxos, carotenóides, antioxidantes, vitaminas, micronutrientes específicos, atributos de qualidade, processo de rastreabilidade, inocuidade relativa a resíduos químicos e biológicos e biossegurança alimentar.
Como importante resultado obtido para este programa destaca-se a instituição da Rede de Laboratórios de Resíduos e Contaminantes em produtos de origem animal e vegetal destinados ao consumo direto e indireto - REDE DE RESÍDUOS E CONTAMINANTES, conforme Portaria Interministerial MAPA/MCT nº 902, de 22.09.2008. No momento, alguns Editais vinculados a este programa, já foram julgados, mais ainda dependem da liberação de recursos para que possam ter resultados divulgados. As Encomendas estão em final de análise nas agências executoras.
Veja mais nos anexos abaixo.
|