Encomenda em andamento de promoção do desenvolvimento de comunidades de baixa renda, através da construção de um acervo coletivo na área social – Rede Pró-Comunidades - Fundação Coopetec / COEP.
Uma parceria do Ministério da Ciência e Tecnologia com a Plataforma Tecnológica do Algodão resultou nos projetos “Implantação de Tecnologias na Cotonicultura no Semi-Árido – IMTECOT”, com o CNPq e no “Projeto de Desenvolvimento Tecnológico do Arranjo Produtivo Local da Cotonicultura do Rio Grande do Norte – PRODECOT”, pela FINEP, nos quais encontra-se a participação direta de entidades sediadas no Estado do Rio Grande do Norte: FIERN, SENAI, IEL, SEDEC, SAPE, FAPERN, EMPARN/EMBRAPA e EMATER.
O principal objetivo desta plataforma foi promover a articulação por meio de reuniões com todos os segmentos da cadeia produtiva do algodão a fim de identificar os gargalos que empediam a competitividade. Os projetos concentraram-se no fortalecimento da cultura do algodão no Semi-Árido. Isso se deu pela revitalização e reorientação da produção para o aumento da oferta e busca da auto-suficiência interna, bem como na agregação de valor e adoção de técnicas inovadoras.
Desta forma, observam-se os seguintes resultados no Estado do RN: