C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   
Programa Comunitário de Tecnologia e Cidadania
Mapa de Ações Sociais
imagem
Principais Resultados

As atividades deste programa estão sendo desenvolvidas através de vários projetos em execução.

  • Chamada Pública MCT/FINEP (Ação Transversal) para apoio a projetos de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para a cultura do algodão no semi-árido brasileiro, com 8 propostas aprovadas: 7 contratadas e 1 em contratação.
  •  Encomenda em andamento de promoção do desenvolvimento de comunidades de baixa renda, através da construção de um acervo coletivo na área social – Rede Pró-Comunidades - Fundação Coopetec / COEP.

    Uma parceria do Ministério da Ciência e Tecnologia com a Plataforma Tecnológica do Algodão resultou nos projetos “Implantação de Tecnologias na Cotonicultura no Semi-Árido – IMTECOT”, com o CNPq e no “Projeto de Desenvolvimento Tecnológico do Arranjo Produtivo Local da Cotonicultura do Rio Grande do Norte – PRODECOT”, pela FINEP, nos quais encontra-se a participação direta de entidades sediadas no Estado do Rio Grande do Norte: FIERN, SENAI, IEL, SEDEC, SAPE, FAPERN, EMPARN/EMBRAPA e EMATER.

    O principal objetivo desta plataforma foi promover a articulação por meio de reuniões com todos os segmentos da cadeia produtiva do algodão a fim de identificar os gargalos que empediam a competitividade. Os projetos concentraram-se no fortalecimento da cultura do algodão no Semi-Árido. Isso se deu pela revitalização e reorientação da produção para o aumento da oferta e busca da auto-suficiência interna, bem como na agregação de valor e adoção de técnicas inovadoras.

    Desta forma, observam-se os seguintes resultados no Estado do RN: 

- 10 mil hectares de algodão implantados;
- 4.700 produtores assistidos em 57 municípios;
-3 0 UTDs implantadas, com agregação de 600 produtores;
- Produção de 10 mil toneladas de algodão em rama;
- Elevação do índice de produtividade média dos produtores assistidos de 670 kg/ha para 1.000 kg/ha;
- Redução do uso de agrotóxicos de 5 litros/ha para 2 litros/ha, pelo emprego do manejo Integrado de Pragas (MIP);
-Elevação do número de produtores assistidos de 10 produtores/técnico para 25 produtores/técnico, pelo emprego da metodologia das UTDs.

Veja mais no anexo abaixo.

 

Veja também
 
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação