Comitê de Ciências do Mar tem a atribuição de criar e manter um Programa na área de Ciências do Mar, com o objetivo de executar a ciência marinha brasileira e os compromissos firmados pelo Brasil, em nível internacional.
O Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio do CCM, é a instituição nacional designada junto à Comissão Oceanográfica Intergovernamental -COI/UNESCO e entidades internacionaicionadas às Ciências do Mar.
O CCM foi responsável pela elaboração do Programa Piloto em Ciências do Mar (1994-1998) cujo documento básico foi aprovado em novembro de 1994.
Funções
- Adequar constantemente os instrumentos (recursos humanos e equipamentos) a fim de capacitá-los a atender ao Programa.
- Acompanhar as mudanças globais e o controle de qualidade ambiental.
- Identificar e explorar de forma sustentável os recursos renováveis e os não renováveis.
- Estabelecer contatos internacionais para intercâmbio científico e tecnológico.
O Programa Piloto visa:
- Possibilitar o desenvolvimento sustentável em áreas tansicionais e marinhas do País, através da realização de pesquisas em ciências e tecnologias marinhas;
- Disseminar e transferir conhecimentos, voltados a compreensão dos ecossistemas marinhos costeiros e oceânicos, tendo como núcleos temáticos;
- Fomentar a geração de conhecimento voltados à compreensão dos ecossistemas marinhos costeiros e oceânicos, tendo como núcleos temáticos.
A)dinâmica de ecossistemas;
B)ação de processos naturais sobre a zona costeira;
C)caracterização e manutenção dos ecossistemas;
D)Recursos vivos
E)Recursos não –vivos; e
F)Variabilidade oceânica em larga escala