Histórico
Fundado em 1978, o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM) foi concebido para subsidiar a implementação de uma política de substituição das importações de bens minerais e prover com soluções tecnológicas o setor minero-metalúrgico. Assim, ao longo dos seus 33 anos de existência, o Centro realiza pesquisas com o intuito de inovar e desenvolver tecnologia aplicável a esse setor.
Localizada no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a instituição deu início, nos últimos anos, a uma política de descentralização das suas atividades, por intermédio da criação de Núcleos Regionais.
Com a missão de desenvolver tecnologia para o uso sustentável dos recursos minerais brasileiros, o Centro reúne pesquisadores, tecnologistas e técnicos qualificados para atender às demandas do setor extrativo mineral, incluindo a área ambiental.
Atividades
Na sede do CETEM, na cidade do Rio de Janeiro RJ, são executadas atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) focadas, principalmente, em caracterização mineralógica e tecnológica de minérios e minerais industriais, processamento mineral, processos metalúrgicos extrativos, incluindo a rota biohidrometalúrgica.Ainda, nesse contexto, são contempladas as atividades orientadas para a caracterização e estudos de alterabilidade de rochas, produção de materiais de referência certificados, além de outras atividades vinculadas às demandas do setor minerometalúrgico.
Na área ambiental, são realizadas atividades de pesquisa e desenvolvimento em gestão ambiental, com foco na recuperação de áreas degradadas, recuperação de metais, reciclagem de materiais, tratamento de resíduos e efluentes industriais, tecnologias limpas e biorremediação.
Uma parte de sua capacitação técnica está focada no atendimento às micro, pequenas e médias empresas de mineração por meio dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) de base mineral. Mais recentemente, o CETEM incluiu em suas atividades de PD&I estudos focados no aproveitamento de fontes alternativas minerais, visando diminuir a dependência de importação de fertilizantes, tanto para a produção agrícola, quanto para a produção de biocombustíveis.
A sede do CETEM conta com três usinas-piloto e 18 laboratórios que subdividem- se em unidades de Metalurgia Extrativa; de Tratamentos de Minérios; de Química Analítica Inorgânica; de Caracterização Tecnológica de Minérios e Materiais; de Caracterização de Rochas Ornamentais; e de Materiais de Referência Certificados.
As unidades em implantação em outros estados desenvolvem atividades de PD&I em temáticas específicas.
Para atender às demandas do setor de rochas ornamentais, foi finalizada, em Cachoeiro de Itapemirim (ES), a construção do prédio que abrigará o Núcleo Regional do Espírito Santo. Tem como objetivo fornecer competitividade e desenvolver tecnologias inovadoras para a cadeia produtiva de rochas. O CETEM/ES está capacitado a atuar nas seguintes áreas: mapeamento geológico dos depósitos, planejamento de lavra, melhoria nos processos de beneficiamento, caracterização tecnológica dos produtos, avaliação de insumos, determinação do ciclo de vida das rochas, formação de recursos humanos. Na área ambiental, busca dar novo destino aos rejeitos gerados a partir da lavra e do beneficiamento.
Em Criciúma (SC), encontra-se em operação a Estação Experimental Juliano Peres Barbosa. A estação desenvolve estudos para avaliação do desempenho dos diferentes tipos de materiais empregados na cobertura dos rejeitos, provenientes do beneficiamento do carvão mineral. Seu objetivo é minimizar os impactos ambientais ocasionados pela drenagem ácida de minas - um dos principais problemas ocasionados pela disposição inadequada dos rejeitos. A drenagem surge a partir do contato desses rejeitos - ricos em enxofre - com o ar, água das chuvas e bactérias, resultando em efluentes ácidos e com metais dissolvidos que provocam a contaminação dos corpos d’água.
O projeto de implantação do Núcleo Regional do Piauí encontra-se em tramitação na FINEP. Será instalado em Teresina e terá como missão desenvolver tecnologia para o uso sustentável dos recursos minerais, fortalecer e oferecer competitividade ao setor minerometalúrgico, alavancando o desenvolvimento no estado.
O CETEM busca excelência em suas atividades, atuando de forma descentralizada e abrangente. Entre os objetivos específicos estabelecidos no seu Plano Diretor estão as seguintes ações: acompanhar os avanços em processos convencionais de beneficiamento, extração e reciclagem de bens minerais/ materiais; atuar continuadamente na área ambiental, identificar oportunidades de atuação em tecnologias emergentes, como nanotecnologia, biotecnologia e modificação de propriedades minerais; e desenvolver projetos de pesquisa tecnológica com foco nos recursos minerais da Amazônia.
Outro desafio do Centro é desenvolver projetos de pesquisa tecnológica voltados para os recursos minerais do Nordeste e do Semi-árido e tecnologias apropriadas para promover o nível de competitividade e reduzir o impacto ambiental do setor produtivo de rochas ornamentais do País.
Missão
Desenvolver tecnologia para o uso sustentável dos recursos minerais brasileiros.
Visão de Futuro
Desenvolver tecnologia para o uso sustentável dos recursos minerais brasileiros, com foco na inovação tecnológica, contribuindo para tornar o setor minerometalúrgico cada vez mais competitivo e gerador de riquezas para o Brasil.
E-mail: cetem.info@cetem.gov.br
www.cetem.gov.br
(21) 3865.7222
Av. Pedro Calmon, 900, Cidade Universitária
CEP: 21941-590 - Rio de Janeiro - RJ