As temperaturas começam a aumentar. Extensas regiões do planeta ficam mais secas e os desertos se alastram. Em outras áreas, o aumento do índice de chuvas provoca enchentes. Os oceanos esquentam e expandem, inundando ilhas e litorais. Tempestades violentas acontecem onde nunca antes haviam acontecido. Colheitas são perdidas e comunidades vulneráveis abandonam suas casas, migrando para outro lugar. À medida que o clima muda mais rápido do que em qualquer outra época da história da humanidade, um mundo super populoso e atormentado luta para adaptar-se.
Será que esse cenário desolador de mudança do clima irá se tornar realidade? Embora o clima tenha sempre variado naturalmente, agora, os cientistas acreditam que as emissões agrícolas e industriais de dióxido de carbono e outros gases podem provocar uma mudança permanente e irreversível no clima. As concentrações atmosféricas desses gases aumentou drasticamente nos últimos 100 anos, o que pode gerar temperaturas mais altas e novos padrões climáticos nas próximas décadas e séculos.
Muitas dúvidas persistem, e os pesquisadores estão se esforçando para poder respondê-las. Mas enquanto alguns anos nos separam de uma certeza científica, os Governos do mundo decidiram que os riscos são simplesmente grandes demais para serem ignorados.