C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   
Mudanças Climáticas
imagem
Inglês  Espanhol  Francês 
O site brasileiro sobre mudança do clima na web

A idéia de estabelecer um site na Web começou da forma mais simples possível, como o primeiro passo na tentativa de apresentar um resumo da Comunicação Nacional na Internet. Isso de pronto apontou para a necessidade de explicações adicionais sobre o que a Comunicação Nacional significa. Poderia ser explicada simplesmente como a obrigação inicial do Brasil dentro da UNFCCC. As pessoas, contudo, ainda gostariam de saber o que a convenção realmente significa! Achamos, então, que deveríamos explicar um pouco mais sobre a Convenção, e consequentemente, pensamos também em tornar disponível na Internet o texto completo da Convenção em português.

Percebemos também que outra possibilidade se abre através do uso da Internet: acesso fácil a todas as informações existentes na rede. Por exemplo, é possível criar links para outros sites e apresentar observações básicas sobre mudança do clima ou outras questões ambientais.

A idéia estava evoluindo e tornando-se cada dia mais complexa. Um conjunto completo de oportunidades diferentes estavam a um só link de distância!

A primeira decisão tomada estava relacionada com a escolha das línguas a serem usadas no site. Sabia-se que uma definição do alcance do site estava diretamente vinculada a essa escolha. Ficou decidido que como o principal objetivo era alcançar todos os brasileiros interessados nas questões da mudança do clima, o site seria desenvolvido em português. Contudo, a necessidade de cooperação técnica nas questões de mudança do clima e revisão especializada e o acompanhamento necessário para tornar o site acessível no mundo inteiro levou à decisão de que cada página deveria ser escrita também em inglês. Finalmente, a criação de um bloco de comércio livre na América do Sul (o MERCOSUL, ou MERCOSUR, em espanhol) do qual fazem parte Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai criou a necessidade de tornar o site disponível também em espanhol. Isso facilitaria a cooperação com quase todos os outros países na América Latina, também definindo, dessa maneira, um alcance regional para o site.

Essas decisões também estavam gerando outras dificuldades. Para que o site tivesse um alcance maior, as páginas na rede deveriam ser desenvolvidas simultaneamente nas três línguas escolhidas. Foi decidido que isso seria feito e que elas teriam o mesmo conteúdo na medida do possível. Algum tipo de adaptação seria necessário em alguns casos (como, por exemplo, para mostrar números telefônicos de acesso interno ou do exterior ou no caso de textos jurídicos disponíveis somente em português). Essa decisão implicou na necessidade de mecanismos de tradução e pessoal especializado.

Duas novas frentes também estavam abertas para serem exploradas:

A primeira frente estava relacionada com a necessidade de procurar informações referentes à mudança do clima ou ao meio ambiente disponíveis na Internet. Começamos a procurar sites aos quais nós considerávamos interessante fornecer acesso a partir da home page brasileira de mudança do clima. A idéia principal era transformar nosso site no centro do processo inteiro de preparação da Comunicação Nacional; contudo, nós também percebemos que o site deveria ser visto como um ponto de encontro sobre questões mais amplas de mudança do clima. Uma pessoa interessada em obter resposta a uma pergunta relativa a alguma questão da mudança do clima (ou um assunto estreitamente relacionado) deveria tentar solucioná-la navegando pelo nosso site como um primeiro passo.

Nesse sentido, nós procuramos sites nacionais que pudessem conter informações relacionadas à mudança do clima em português e criamos links para as home pages das instituições participantes. Dois sites nacionais eram muito interessantes para o trabalho a ser feito durante a preparação da Comunicação Nacional: o site do INPE - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (MCT), que tem várias páginas mostrando imagens de satélite da floresta Amazônica, e o site da EMBRAPA - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Ministério da Agricultura), que apresenta mapas das queimadas no cerrado durante a época das secas no Brasil. Da mesma forma, procuramos informações relacionadas à mudança do clima em inglês e espanhol, especialmente sites com objetivos parecidos (como os do secretariado da UNFCCC, o IPCC e o USCSP). Também criamos links para as home pages de instituições relevantes.

A segunda nova frente dizia respeito ao desejo de facilitar o processo de comunicação entre todos os membros da equipe responsável pela preparação da Comunicação Nacional, localizados por todo o Brasil. Isso foi feito através da criação de listas de e-mail que reuniam os especialistas envolvidos, o pessoal da unidade de coordenação e outras pessoas interessadas em contribuir com a preparação do processo, o que podia ser feito através do recebimento de comentários, sugestões e recomendações, de preferência de forma a permitir que a informação fosse de alguma maneira classificada.

Dentro dessas diretrizes, a implementação do site começou em outubro de 1995, com o primeiro esqueleto da estrutura sendo completado em dezembro de 1995. Testes internos (através da Intranet do MCT) e outros desenvolvimentos do site (como o acréscimo de mapas clicáveis) começou em janeiro de 1996, com o trabalho prosseguindo fevereiro a dentro. A unidade de divulgação de informações começou a anunciar a existência e disponibilidade do site assim que essa fase foi completada, ainda objetivando, principalmente, testar o site e receber sugestões e críticas. Isso foi feito por meio de contatos pessoais estabelecidos com pessoas do secretariado da UNFCCC, o USCSP e o GEF, e também através do CC:FORUM. Também divulgamos a existência do site para algumas pessoas dentro do Brasil, com a mesma meta de testar e melhorar a versão inicial do site. Recebemos alguns comentários e sugestões como resultado dos nossos esforços e essa fase de implementação foi dada como finalizada.

O passo seguinte foi dado na direção de uma maior divulgação. Nós queríamos tanto sentir as dificuldades do processo de fazer com que as pessoas soubessem da existência do site como receber impressões mais gerais sobre o trabalho e o caminho que estávamos seguindo. Essa segunda fase começou em março de 1996 com o registro do site nos principais mecanismos de pesquisa brasileiros (especialmente o Cadê?, .br e Yaih?) e mecanismos de pesquisa internacionais (especialmente Alta Vista e Yahoo). Também divulgamos o site através do boletim informativo do USCSP e através de uma pequena nota distribuída na segunda Conferência das Partes da UNFCCC. Essa fase será completada no futuro com documentos para divulgação na impressa (press release) que inaugurará formalmente o site no Ministério da Ciência e Tecnologia em Brasília.

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação