C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
AEB lança novo Programa Nacional de Atividades Espaciais
Clique para ver todas as fotos de AEB lança novo Programa Nacional de Atividades Espaciais
Satélite C-Bers. Ilustração: Ascom da AEB
21/01/2013 - 19:29
O novo Programa Nacional de Atividades Espaciais (Pnae) acaba de ser lançado pela Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI). O documento estabelece as diretrizes e ações do Programa Espacial Brasileiro até 2021 e tem como principais metas o aumento da participação da indústria nacional e a implantação de um programa de domínio de tecnologias críticas. A formação e capacitação de pessoal e a ampliação da cooperação internacional também são temas prioritários no documento. 

 Segundo o presidente da AEB, José Raimundo Coelho, o documento é produto de estudos realizados pela agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. “Avaliamos os resultados dos três Pnaes anteriores [1996, 1998 e 2005] e recebemos contribuições de importantes instituições governamentais e privadas em anos recentes”, conta. Além disso, foi feita uma análise da organização e do funcionamento do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (Sindae).

“Acreditamos que o documento servirá como apelo à inventividade e ao empreendedorismo no Brasil”, comenta. De acordo com José Raimundo Coelho, é preciso atender às crescentes necessidades e demandas espaciais do país. “Precisamos ser capazes de usufruir, soberanamente e em grande escala, dos benefícios das tecnologias, da inovação, da indústria e das aplicações do setor em prol da sociedade brasileira.”

Para isso, ele avalia ser necessário priorizar o desenvolvimento e o domínio das tecnologias críticas, “indispensáveis ao avanço industrial e à conquista da necessária autonomia nacional em atividade tão estratégica”. A seu ver, esse domínio só será alcançado com intensa e efetiva participação sinérgica do governo, centros de pesquisa, universidades e indústrias.

Consolidação

No novo documento se busca, até 2016, concluir e consolidar diversos projetos em andamento, como os projetos dos Satélites Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres CBers-3 e CBers-4; o foguete Cyclone-4, que será lançado a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (MA); o Veículo Lançador de Satélites (VLS) e o Veículo Lançador de Microssatélites (VLM); o satélite Amazônia-1 e o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC).

No período de 2016 a 2021, denominado como fase de expansão, a meta é o desenvolvimento de novos projetos de maior complexidade tecnológica. Leia mais e acesse o documento.

 

Texto: Ascom da AEB

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação