08/06/2011 - 11:28
Mensagem de Irina Bokova, Diretora-Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Mundial dos Oceanos, 8 de junho de 2011
Os Oceanos formam o clima da Terra e influenciam a distribuição dos ecossistemas do globo e da biodiversidade. Este Dia Mundial dos Oceanos-2011 é uma oportunidade para celebrar a importância dos oceanos para o bem-estar do planeta e da humanidade e dar um passo em frente na defesa de sua causa.
A "economia azul" dos oceanos é crucial para nossa vida diária. Pelo menos uma em cada quatro pessoas utiliza frutos do mar como sua principal fonte de proteína. Metade da população mundial está presente sobre os primeiros 50 km das zonas costeiras mundiais. Noventa por cento do comércio mundial é transportado por navios. Com o avanço tecnológico, as atividades econômicas em zonas costeiras e águas mais profundas continuam a se intensificar e diversificar.
A importância dos oceanos não é correspondida pelo nosso conhecimento. Mais de 1.500 pessoas já escalaram o monte Everest, e 12 andaram na lua, mas apenas dois mergulhadores desceram e voltaram a partir da parte mais profunda do oceano. A Comissão Oceanográfica Intergovernamental da UNESCO (COI) promove as Ciências do Mar por cinquenta anos, mas a verdade é que os oceanos são ainda relativamente inexplorados.
A busca de conhecimento dos oceanos tem sido impulsionada pela necessidade de acesso e exploração dos seus recursos. Isso precisa mudar. O desafio hoje é usar a ciência marinha para entender e proteger os oceanos, a fim de gerir melhor os seus ecossistemas e sua biodiversidade para as gerações presentes e futuras.
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a ser realizada em junho de 2012 no Brasil, oferece uma oportunidade única para enfrentar este desafio. Temos que trabalhar agora para se preparar compromissos concretos sobre os oceanos para a Conferência de 2012.
Temos um ano para consultar todos os atores principais, para coordenar as visões e para assegurar o novo compromisso político na sustentabilidade dos oceanos. O desafio é grande, mas assim é a nossa responsabilidade coletiva para desenvolver uma nova abordagem para os oceanos que defende o seu papel central para o planeta e nossas vidas. Essas são as apostas deste Dia Mundial dos Oceanos.
|