C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   
imagem
O Programa

As atividades brasileiras na área nuclear começaram no início dos anos 50, quando o Governo brasileiro passou a controlar as exportações de minérios nucleares, estabeleceu reservas e estoques estratégicos, e estimulou o desenvolvimento da tecnologia nacional no setor. Foi criada então a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
Ao final da década de 70, ao perceber que o desenvolvimento da tecnologia nuclear em associação com outros países poderia não atender às necessidades nacionais, o Governo Brasileiro passou a conduzir um Programa Autônomo – hoje Programa de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear (PDTN).
Atualmente, as principais ações do setor nuclear brasileiro estão distribuídas em três ministérios. O Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), através da CNEN e todas as suas unidades vinculadas, licencia e controla as atividades nucleares, fornece produtos e serviços e promove pesquisas do setor. Também integram o MCT a INB, que é responsável pelo ciclo do combustível nuclear, e a Nuclep, fabricante de equipamentos pesados para usinas nucleares.
No Ministério das Minas e Energia (MME) está a Eletronuclear, que opera as usinas nucleares Angra1 e Angra2 e aguarda autorização para construção de Angra3. O Ministério da Defesa, através da Marinha Brasileira, pesquisa e desenvolve o uso de energia nuclear para propulsão naval, tendo como principal projeto um submarino nuclear.
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação