A Rede Centro Oeste de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação - Pró-Centro Oeste - foi instituída, por meio da Portaria MCT-MEC Nº 1.038 de 10 de dezembro de 2009, com o objetivo de fortalecer e consolidar a formação de recursos humanos, a produção de conhecimentos científicos, tecnológicos e de inovação que contribuam para o desenvolvimento sustentável da Região Centro Oeste, com vistas à conservação e ao uso sustentável dos recursos naturais do Cerrado e do Pantanal.
Com sua estrutura no âmbito do MCT, a Rede é dirigida por um Conselho Diretor, gerenciada por uma Secretaria Executiva e assessorada por um Comitê Científico e Comitês Locais.
A Pró-Centro Oeste é formada pelas instituições de ensino e pesquisa dos Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, suas respectivas Secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia e Fundações de Amparo à Pesquisa possui três eixos de atuação: 1. Biodiversidade do Cerrado e Pantanal. 2. Geodiversidade do Cerrado e Pantanal. 3. Biotecnologia.
O foco da Rede Pró-Centro Oeste é contribuir para o desenvolvimento econômico, a sustentabilidade sócio-ambiental e a redução das assimetrias intra-regionais por meio da pesquisa, inovação e formação de recursos humanos nas áreas de biodiversidade e biotecnologia.
|