CNPq lança edital para cooperação entre Índia, Brasil e África do Sul - IBAS
A seleção de propostas, voltadas para o desenvolvimento de atividades conjuntas em Ciência, Tecnologia e Inovação (C&T&I), visa a geração e a apropriação de conhecimento, a elevação da capacidade tecnológica dos países envolvidos e conseqüentemente a melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) lançou ontem, 1º de setembro, edital de apoio ao Programa de Cooperação Científica e Tecnológica Trilateral no IBAS.
O Edital apoiará o desenvolvimento das atividades por meio do financiamento de projetos. Na Saúde, serão contempladas áreas críticas como HIV/AIDS, Malária e Tuberculose; outras ciências como Nanotecnologia; Ciências Oceanográficas; Biotecnologia; Sistemas de Conhecimento Tradicional; Energia alternativa e renovável, particularmente biocombustíveis, também estão previstas. Poderão ser contemplados eventos e visitas exploratórias.
Ter o currículo cadastrado na Plataforma Lattes; qualificação e experiência na gestão de projetos de cooperação internacional; vínculo empregatício/funcional com instituições de ensino superior (IES), centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento, públicos ou privados, constituídos sob as leis brasileiras, são algumas exigências que os pesquisadores doutores devem atender para se candidatar. Cada proposta receberá valor máximo de R$ 100 mil e deve comprovar outras fontes nacionais ou internacionais de financiamento.
O programa contará com aporte de R$ 800 mil, a serem liberados de acordo com a disponibilidade financeira do CNPq. As propostas apoiadas deverão ter prazo máximo de execução de 2 anos. Os candidatos devem encaminhar seus projetos ao Conselho exclusivamente via Internet, por intermédio do Formulário de Propostas Online, disponível na Plataforma Carlos Chagas, até o dia 15 de outubro deste ano.
Para mais informações consulte o edital: https://www.cnpq.br/editais/ct/2009/045.htm