C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   
Mudanças Climáticas
imagem
Inglês  Espanhol  Francês 
Glossário

Aerossóis Partículas em suspensão no ar. O termo também veio a ser associado, erroneamente, ao propulsor usado em aerossóis do tipo "spray".

Calota de gelo Geleira em formato de cúpula, que geralmente cobre um planalto próximo a uma linha divisória de águas.

Circulação termohalina Circulação de grande escala dirigida pela densidade nos oceanos, impelida pelas diferenças de temperatura e salinidade.

CO2 equivalente A concentração de CO2 que causaria a mesma quantidade de forçamento radiativo que uma dada mistura de CO2 e outros gases de efeito estufa.

Escalas espaciais Continental: 10 _ 100 milhões de quilômetros quadrados (km2)
Regional: 100 mil _ 10 milhões km2
Local: menos de 100 mil km2

Estratosfera Região altamente estratificada e estável da atmosfera acima da troposfera (veja), estendendo-se de cerca de 10 km a cerca de 50 km.

Evapotranspiração O processo combinado de evaporação da superfície da Terra e de transpiração da vegetação.

Experimento de clima de equilíbrio Um experimento em que uma mudança brusca é aplicada ao forçamento de um modelo climático, ao qual é então permitido alcançar um novo equilíbrio. Tais experimentos fornecem informações sobre a diferença entre os estados iniciais e finais do modelo, mas não sobre a resposta dependente do tempo.

Experimento de clima transiente Uma análise da resposta, em relação ao tempo, de um modelo climático a uma mudança no forçamento que varia com o tempo.

Faixa de temperatura diurna A diferença entre a temperatura máxima e a mínima em um período de 24 horas.

Forçamento radiativo Medida simples da importância de um mecanismo potencial de mudança do clima. O forçamento radiativo é a perturbação do balanço de energia do sistema Terra-atmosfera (em Wm-2) em seguida, por exemplo, a uma mudança da concentração de dióxido de carbono ou uma mudança da radiação do Sol; o sistema climático responde a um forçamento radiativo de modo a restabelecer o balanço de energia. Um forçamento radiativo positivo tende a aquecer a superfície e um forçamento radiativo negativo tende a esfriar a superfície. O forçamento radiativo é normalmente citado como um valor médio global e anual. Uma definição mais precisa do forçamento radiativo, como utilizada nos relatórios do IPCC, é a perturbação do balanço de energia do sistema superfície-troposfera, após permitir que a estratosfera reajuste-se a um estado de equilíbrio radiativo médio global (ver Capítulo 4 do IPCC (1994)). Chamado às vezes de "forçamento climático".

Gás de efeito estufa Um gás que absorve radiação em comprimentos de ondas específicos dentro do espectro de radiação (radiação infravermelha) emitido pela superfície da Terra e pelas nuvens. O gás, por sua vez, emite radiação infravermelha de um nível onde a temperatura é mais baixa que a da superfície. O efeito líquido é um aprisionamento local de parte da energia absorvida e uma tendência a aquecer a superfície planetária. Vapor d'água (H2O), dióxido de carbono (CO2), óxido nitroso (N2O), metano (CH4) e ozônio (O3) são os principais gases de efeito estufa na atmosfera da Terra.

Manto de gelo Geleira com mais de 50.000 km2 de área formando uma cobertura contínua sobre uma superfície terrestre ou assentada sobre uma plataforma continental.

Mudança do Clima Uma mudança do clima atribuída direta ou indiretamente à atividade humana que altere a composição da atmosfera global e que seja adicional à variabilidade climática natural observada ao longo de períodos comparáveis de tempo.

Mudança do Clima A mudança do clima, como mencionada no registro observacional do clima, ocorre por causa de mudanças internas dentro do sistema climático, ou na interação de seus componentes, ou por causa de mudanças no forçamento externo por razões naturais ou devido às atividades humanas. Geralmente não é possível fazer uma atribuição clara entre essas causas. As projeções da mudança do clima no futuro relatadas pelo IPCC geralmente consideram apenas a influência sobre o clima dos aumentos antrópicos de gases de efeito estufa e outros fatores relacionados ao homem.

Sensibilidade climática Nos relatórios do IPCC, a sensibilidade climática refere-se normalmente à mudança (de equilíbrio) de longo prazo na temperatura média da superfície global em seguida a uma duplicação da concentração atmosférica de CO2 (ou CO2 equivalente). De modo mais geral, refere-se à mudança de equilíbrio da temperatura do ar na superfície em seguida à mudança de uma unidade no forçamento radiativo (°C/Wm-2).

Troposfera A parte mais baixa da atmosfera, da superfície até cerca de 10 km em altitude nas latitudes médias (variando de 9 km nas altas latitudes a 16 km nos trópicos, em média), onde as nuvens e o fenômeno do "tempo" ocorrem. A troposfera é definida como a região onde as temperaturas geralmente diminuem com a altura.

Umidade do solo Água acumulada na superfície continental e disponível para evaporação. No relatório do IPCC (1990), um único armazenador (ou "balde") foi usado, em geral, nos modelos climáticos. Os modelos de hoje que incorporam os processos da cobertura florestal e do solo vêem a umidade do solo como a quantidade mantida em excesso do "ponto de emurchecimento" da planta.

(uso da Convenção)

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação