O Continente Antártico está situado na região polar austral. É formado por uma massa continental localizada quase inteiramente dentro do círculo polar antártico. É cercado pelo Oceano Antártico, de limites imprecisos, formado pelo encontro das águas dos Oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, a chamada Confluência Antártica.
Está concentrado em torno do Pólo Sul, sendo o quinto maior e mais austral dos continentes. Profundas baías dividem o continente em duas partes desiguais. A maior parte é conhecida como Antártica Oriental - que consiste principalmente em um platô elevado e coberto por gelo - e a menor é chamada de Antártica Ocidental, formada por um arquipélago de ilhas montanhosas ligadas entre si por gelo.
A Antártica constitui quase 10% da área continental do planeta e cerca de 98% de seu território está coberto por gelo e neve, com espessura que varia de 2.000 a 4.800 metros, durante todo o ano. Se todo esse gelo sofresse fusão, o nível dos mares se elevaria em 60 metros. Esse gelo representa 90% da água doce do planeta. As temperaturas no verão variam de 0º C no litoral a –32º C no continente e, no inverno, variam de –15º C no litoral a –65º C no continente.
De toda a área do Continente Antártico apenas uma pequena fração é ocupada por cerca de 50 estações científicas localizadas principalmente em sua costa, na região da Península Antártica.