C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   
Ano Polar Internacional (API) 2007/2009
Antártica
imagem
Regiões Polares

AS REGIÕES POLARES

 

A região antártica

A região polar antártica, no extremo sul do planeta, é formada pelo continente e pelo oceano Austral. No total, a região compreende 45,6 milhões de km2.

O continente antártico é o único sem divisão geopolítica e seus 14 milhões de quilômetros quadrados representam cerca de 10% da terra emersa. Centrado aproximadamente no Pólo Sul Geográfico, é o lugar mais frio do mundo e 99,6% de sua área é coberta por gelo, com espessura média de 1.820 m. É totalmente rodeado pelo oceano Austral, que no inverno pode ser coberto por uma fina camada de gelo marinho. Apenas no verão uma estreita faixa de terra, próxima ao mar, fica sem gelo ou neve.

O regime jurídico da região é o "Tratado da Antártica".

 A região ártica

Já o Ártico, centrado aproximadamente no Pólo Norte Geográfico, é um oceano coberto por uma fina capa de gelo marinho de 2 a 3 metros de espessura, circundado por uma extensa massa continental (América do Norte, Europa e Ásia). Lá, somente a ilha da Groenlândia também é coberta por uma espessa capa de gelo similar àquela do continente Antártico, mas muito menor (1,7 milhão de km2).

A região tem uma população humana nativa. São 4 milhões de indivíduos de 12 etnias, como os lapões e os inuits - antigamente chamados de esquimós, os nenets. No século XX, a região foi fortemente ocupada por imigrantes dos Estados Unidos, do Sul do Canadá, da Rússia e da Escandinávia.

Vários países têm soberania sobre parte do Ártico - (EUA, Canadá, Dinamarca, Finlândia, Noruega, Rússia e Suécia.

Antártica e Ártico, as regiões polares, são componentes fundamentais nos sistemas atmosférico e oceânico do Planeta. Quando a temperatura das regiões polares diminui ou aumenta, isso rapidamente influencia e direciona mudanças em todas as partes. Estas regiões ainda possuem fronteiras ambientais desconhecidas e são consideradas lugares únicos e vantajosos na observação de fenômenos atmosféricos e cósmicos.

Atenção: Não confunda pólos Sul e Norte com as regiões polares. Veja a definição dos pólos que se encontram na região polar antártica:

 Pólo Sul Geográfico

Latitude 90°S, não se dá a longitude pois todos os meridianos convergem neste pólo.

É onde passa o eixo imaginário de rotação da Terra. Olhando para o céu na noite polar, o observador verá as estrelas dando um giro completo de 360 graus sobre si em aproximadamente 23 horas e 56 minutos (o período de rotação da Terra). Este pólo não migra.

Pólo Sul Magnético

Em 2005, estava em 64,5°S, 137,8°E.

É para onde a agulha da uma bússola aponta e onde o campo magnético é vertical. Este pólo pode migrar até 15 km por ano. Está atualmente no oceano Austral, ao sul da Austrália.

 Pólo Sul Geomagnético

Em 2005 estava em 79,7°S, 108,2°E.

O campo magnético terrestre é representado aproximadamente por um dipolo posicionado no centro do planeta. Onde o eixo desse dipolo corta a superfície do planeta é o pólo geomagnético.

 

 

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação