Convênio CNPq/Sebrae/IEL
O programa de capacitação empresarial do MCT, implementado pelo CNPq em parceria com o SEBRAE e o IEL/CNI, visa a oferecer 130 cursos em todo o País para a capacitação de 3.900 empresários para o empreendedorismo inovador, compreendendo disciplinas de gestão da inovação, gestão da tecnologia, gestão do conhecimento, estratégias para a inovação, entre outros temas que contribuam para melhorar a competência para absorver ou criar novas tecnologias e processos produtivos.
O conteúdo e a metodologia, assim como sua estruturação, divulgação e contato com os empresários serão realizados sob a supervisão do MCT, CNPq, IEL/CNI e SEBRAE, de acordo com as necessidades empresariais locais.
Todos os cursos serão acompanhados de avaliações anteriores e posteriores da situação gerencial e econômica das empresas, a fim de determinar quais os benefícios obtidos com a determinada capacitação. Além disso, haverá a avaliação posterior do curso em si, com a finalidade de determinar a efetiva satisfação do cliente e da qualidade do produto.
A sistemática de acompanhamento e avaliação será padronizada a fim de atestar o cumprimento dos objetivos e a satisfação dos empresários. Entre os critérios de seleção dos cursos a serem realizados, destaca-se a necessidade de já terem sido implementados e apresentado uma boa avaliação, além de precisar se adequar às características das empresas a serem atendidas.
A etapa piloto do programa compreenderá a realização de 14 cursos nos seguintes estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Sergipe e Santa Catarina.
Edital
Por meio de chamadas públicas, serão selecionadas propostas de oferecimento de cursos de capacitação de empresários para o empreeendedorismo inovador.
O Edital MCT/CNPq nº 27/2009 – Capacitação Empresarial para a Inovação, no valor de R$ 8 milhões, selecionou oito propostas para apoio financeiro a projetos que ofereçam cursos de curta duração para melhorar a competência para absorver ou criar novas tecnologias e processos produtivos.
Benefícios previstos
• Aumento da competitividade das empresas em função da melhor qualificação dos participantes, com reflexo nas economias regionais;
• Cultura da inovação difundida entre os empresários;
• Impacto direto na capacidade de absorção de novas técnicas produtivas;
• Melhor conhecimento dos instrumentos de apoio disponíveis para o desenvolvimento tecnológico e a inovação em empresas de pequeno porte.