O Agronegócio engloba a produção das lavouras, da pecuária e da silvicultura e tem importantes efeitos na demanda de insumos e na oferta para o processamento e distribuição. Mais recentemente, o setor assumiu a responsabilidade de supridor de agroenergia, via álcool, biodiesel, biogás e carvão vegetal.
O Brasil é um dos líderes mundiais na produção e exportação de vários produtos agropecuários. O conhecimento e a tecnologia são instrumentos imprescindíveis ao crescimento sustentável do agronegócio brasileiro e vêm contribuindo para transformar o país numa das mais respeitáveis plataformas mundiais do agronegócio, sendo o primeiro produtor e exportador de café, açúcar, álcool e sucos de frutas. Além disso, o Brasil lidera o ranking das vendas externas de soja, carne bovina, carne de frango, tabaco, couro e calçados de couro. As projeções indicam que o país será, em pouco tempo, o principal pólo mundial de produção de algodão e biocombustíveis, feitos a partir de cana-de-açúcar e óleos vegetais. Milho, arroz, frutas frescas, cacau, castanhas, nozes, além de suínos e pescados, também são destaques no agronegócio brasileiro.
A Comissão Técnica Interministerial MCT/MAPA e a Transversalidade do Agronegócio
Visando o desenvolvimento harmônico do agronegócio brasileiro, os Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento estabeleceram uma Comissão Técnica Interministerial, instituída pela Portaria Interministerial no 745, de 22/11/2007, que identificou a necessidade de se articular iniciativas voltadas para o apoio ao desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação nos seguintes temas:
- Defesa agropecuária e qualidade e segurança de alimentos e insumos agropecuários;
- Biotecnologia;
- Agroenergia;
- Desenvolvimento sustentável;
- Agricultura de precisão;
- Desenvolvimento empresarial (agroindústrias, bioindústrias de alimentos, insumos e subprodutos agropecuários); e
- Revitalização da infra-estrutura do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária – SNPA/EMBRAPA e Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária – OEPAs.
No Plano de Ação Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional – PACTI esses temas são tratados em diferentes Eixos, o que demonstra a transversalidade do agronegócio. Como exemplo pode-se citar as seguintes ações:
-
a Chamada Pública MCT/FINEP - Serviços Tecnológicos - SIBRATEC - 01/2008 que teve como um dos temas prioritários a constituição de Redes de Serviços Tecnológicos em Ensaios e análises em fitossanidade e saúde animal e Monitoramento ambiental, Programa 5.1 - SIBRATEC, Linha de Ação 5, Eixo II;
-
o Edital CNPq No 08/2007 Rede Genoprot que apóia projetos de pesquisa interdisciplinares em genômica e proteômica cujo potencial de aplicação se caracterize em avanço em diversas áreas, entre elas a agricultura, Programa 7.1 – Competitividade em Biotecnologia, Linha de Ação 7, Eixo III; e
-
o Edital CNPq No 24/2008 – que apóia propostas de pesquisa e extensão tecnológica para produção de tecnologias, de conhecimentos apropriados, de inovação tecnológica para a agricultura familiar voltado para as Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (OEPA’s), Programa 21.3 - Apoio à pesquisa, à inovação e à extensão tecnológica para o desenvolvimento social, Linha de Ação 21, Eixo IV.
|