C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   
imagem
Principais Resultados
O Programa de C,T&I para a Economia do Hidrogênio - PROH2 (antigo Procac), trata-se de um programa de longo prazo envolvendo pesquisa básica e aplicada, sendo que o MCT começou a desenvolver as primeiras idéias para um programa brasileiro em 2001. O Programa tem como premissas: a estruturação da comunidade envolvida com esse tema, em redes cooperativas de pesquisa; a participação de empresas; o incentivo a propriedade intelectual e a prioridade em energia renovável, em especial o etanol.

 As ações do programa tiveram início em 2004 com a aprovação de recursos no CT-Energ para a capacitação laboratorial e a formação de recursos humanos. Foram também definidos os coordenadores das redes e aprovados recursos para permitir a sua operação, contemplando reuniões seminários visitas técnicas, etc.

 O Plano CTI dá continuidade ao trabalho desenvolvido, priorizando a consolidação de infra-estrutura para pesquisa, a formação de recursos humanos e o desenvolvimentos de protótipos baseados em tecnologia nacional. O programa está em andamento com a consolidação das redes de pesquisa, envolvendo a articulação de 40 laboratórios de 20 universidades e centros de pesquisas.

 Como principal resultado do programa salienta-se a articulação das pesquisas brasileiras em hidrogênio em projetos integrados baseados em redes de pesquisa com apoio à formação de infra-estrutura em seus laboratórios e à formação de recursos humanos especializados. Esses projetos terão seus resultados obtidos e avaliados em 2009, destacando-se já a existência de 10 pedidos de patentes depositados.

 O programa já teve alocado, inicialmente, R$ 29 milhões dos Fundos Setoriais para as suas ações, com desembolso previsto entre 2007 e 2009, estando em desenvolvimento ações complementares no valor de R$ 5,00 milhões para formação de recursos humanos e apoio a infra-estrutura de laboratórios em 2008 e 2009 como metas do PAC C&T.

Veja mais nos anexos abaixo.
Veja também
 
 
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação