Os resultados alcançados neste programa até o momento são bastante promissores e cumprem a expectativa anual de apoio à promoção de projetos os mais diversos em arranjos produtivos locais.
O Edital 39/2008 do CNPq recebeu 199 propostas em várias áreas. No momento, encontra-se com 46 projetos recomendados para ações de capacitação, apoio à pesquisa, desenvolvimento e inovação, a saber:
- Apoio ao projeto Empreendedorismo Social nos Arranjos Produtivos Locais da Região de Franca/SP
- Apoio ao projeto de adensamento tecnológico do Arranjo Produtivo do Setor Metalmecânico de Limoeiro do Norte, com o Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (CEFET).
Existem, ainda, 5 projetos apoiados no estado de Alagoas os quais envolvem APLs de mandioca, citrus e piscicultura, e mais 12 projetos no estado de Pernambuco nos APLs de cajucultura, confecções, fruticultura, laticínios, ovinocaprinocultura, rizicultura, piscicultura, cultura do coco e mandioca. Além disso, existem ações para difusão de tecnologias apropriadas por meio de centros tecnológicos temáticos, e de capacitação técnica profissionalizante no Semi-Árido Nordestino.
Na linha de Apoio à Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica para o Desenvolvimento Social, também foram apoiadas as seguintes iniciativas com o Instituto de Desenvolvimento da Região do Sisal (IDRSISAL):
- articulação para a construção do Centro de Artesanato e Arte Popular da Região do Sisal /CENARTE SISAL;
- apoio à inovação tecnológica da cadeia produtiva da caprinocultura do território de sisal da Bahia.
Em parceria com iniciativas do Fundo Mineral, algumas ações em APLs foram desenvolvidas:
- Desenvolvimento, implementação e operacionalização do portal eletrônico da Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral, promovido pela RedeAPLmineral (www.redeaplmineral.org.br), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – SETEC/MCT, em parceria com a Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral – SGM do Ministério de Minas e Energia - MME, IBICT e ABIPTI.
- Realização do 2º Encontro da Rede Brasileira de Informação de Arranjos Produtivos Locais de Base Mineral (28 e 29 de agosto de 2008), organizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT); Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica (ABIPTI); Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (MME), da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (SETEC/MCT) e da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social (SECIS/MCT). O objetivo deste encontro foi estreitar as relações entre os participantes da RedeAPLmineral, bem como discutir as ações realizadas e os principais desafios futuros da RedeAPLmineral.
Veja mais no anexo abaixo.