Dentre as ações de divulgação científico-tecnológica do Plano Nacional de Ciência e Tecnologia, tem fundamental importância a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que em 2008 teve a participação de 450 cidades em todo Brasil. Isso corresponde a um número de atividades 13% superior à Semana de 2007.
A fim de promover a popularização da C&T, foram investidos R$ 7 milhões em 58 projetos no âmbito do Edital de Seleção Pública para Apoio a Projetos de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia distribuídos em todas as regiões, a saber, 33 no Sudeste, 11 no Nordeste, 6 no Sul, 4 no Norte e 6 no Centro-Oeste.
Na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foram distribuídos 20 DVDs com vídeos científicos e CD com programa de rádio para a manter, respectivamente, o programa VerCiência (Ciência na TV) e OuvirCiência (ciência no rádio). Ainda na perspectiva da popularização de CT& I, foram realizados o Concurso de Desenho e Redação com os jornais Correio Braziliense e Diário do Pará e com a Revista Ciência Hoje das Crianças e também com a UNESCO sobre o tema Dia Mundial da Ciência.
Por meio de edital MCT/CNPq/MEC, foram apoiadas 8 olimpíadas de ciências a fim de melhorar a qualidade dos ensinos fundamental e médio e identificar jovens talentosos que possam ser estimulados a seguir carreiras científico-tecnológicas. O MCT está em articulação com o MEC, com instituições de pesquisa, universidades e entidades científicas para realização das olimpíadas em ciências de caráter nacional que deverá ser iniciada as inscrições ainda em 2009 para a realização em 2010.
Além disso, foram realizadas atividades de divulgação científica no âmbito do Mercosul, quais sejam, o Festival de Cine e Vídeo Científico (CineCien, Buenos Aires, em dezembro de 2008); a II Mostra de C&T do Mercosul, realizada em maio de 2008 em São Paulo; a realização das Comemorações do Dia Mundial da Ciência; Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2008, com apoio da Petrobrás, sobre Biocombustíveis; realização do projeto Caminhos de Darwin em 2009 (Brasil, Uruguai e Cabo Verde).
Aconteceram ainda as seguintes atividades de cooperação internacional: em Cabo Verde para realização da Olimpíada de Matemática e capacitação de professores de Matemática; atividade de difusão científica entre Brasil, Colômbia e Peru realizada na fronteira dos três países durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2008; mudanças climáticas com o British Council – “De olho no Clima” – realizada no 1º semestre de 2008; participação do MCT no Encontro Ibero-Americano de Divulgação Científica realizada em fevereiro de 2008 em Madri – Espanha. Articulação com a Argentina, Chile e Colômbia para participação no portal do Professor inserindo objetos educacionais.
Veja mais nos anexos abaixo.