C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
AEB - Agência Espacial Brasileira
Localização
Clique para ver todas as fotos de AEB - Agência Espacial Brasileira
AEB

MISSÃO

Promover o acesso aos benefícios da utilização pacífica do espaço e assegurar a segurança das atividades espaciais no Brasil.

APRESENTAÇÃO

Todos os dias, satélites brasileiros sobrevoam o território nacional, gerando imagens da superfície e transmitindo dados ambientais de cada uma das 27 unidades da federação.

Desde junho de 2004, cerca de 380 mil imagens já foram cedidas gratuitamente pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Essa é uma conquista do programa espacial, coordenador pela Agência Espacial Brasileira (AEB).

Políticas públicas e programas de governo para proteger o patrimônio natural da região e promover a qualidade de vida estão intimamente ligados ao uso de dados providos pela tecnologia espacial, tais como o monitoramento da ocupação de zonas costeiras e da expansão das áreas urbanas. Para se tornar capaz de oferecer tais serviços, o País vem investindo, há mais de 50 anos, em atividades espaciais. Em 1965, era criado em Natal  (RN) o primeiro ponto para lançamentos - o Centro de Lançamento Barreira do Inferno (CLBI). O segundo sítio criado foi o Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, em excelente posição geográfica, próximo à linha do Equador, podendo ser considerado um dos melhores pontos de lançamento do mundo.

Desses dois locais são lançados foguetes de sondagem para estudos científicos. No CLA, em particular, são realizados os testes do Veículo Lançador de Satélites (VLS), cuja qualificação conferirá ao País a autonomia de colocar os próprios satélites em órbita da Terra. Dois satélites nacionais e um em cooperação internacional com a China já estão em operação: o Satélite de Coleta de Dados (SCD-1 e SCD-2) e  o Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres (CBERS-2), lançados, respectivamente, em 1993, 1998 e 2003.

Além do sucesso alcançado, o Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE) traz como meta, para o período de 2005-2014, projetos que ampliarão ainda mais as realizações do Brasil no setor.

 

Setor Policial Sul - Área 5 - Quadra 3 - Bloco A
70610-200 - Brasília - DF
Fones: (61) 3411.5529|5035

Link para o site: https://www.aeb.gov.br
Outras Imagens
Agência Espacial Brasileira
Agência Espacial Brasileira
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação