C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Localização
Clique para ver todas as fotos de IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
ibict

Histórico 

A origem do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) remonta ao início da década de 1950, quando a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) sugeriu à Fundação Getúlio Vargas (FGV) que promovesse a criação, no Brasil, de um Centro Nacional de Bibliografia. No dia 27 de fevereiro de 1954, foi criado pelo Decreto n.º 35.124 o Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação (IBBD), que passou a integrar a estrutura organizacional do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq). 

Nos anos 1970, uma reorganização das atividades de ciência e tecnologia no País transformou o CNPq em fundação e o IBBD consolidou-se como órgão de coordenação das atividades de informação em ciência e tecnologia recebendo o nome de Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). 

 Hoje, aos 57 anos de existência, o IBICT é referência na promoção do acesso a informações sobre Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). O instituto conta com um respeitado núcleo de pesquisadores em sua unidade de ensino e pesquisa, que, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), conduz um renomado programa de pós-graduação, formando mestres e doutores em ciência da informação. O mais recente resultado dessa parceria foi a criação, em 2009, do primeiro curso brasileiro de pós-doutorado em ciência da informação, no qual se desenvolvem estudos supervisionados por pesquisadores do IBICT em temáticas relacionadas ao setor de informação. 

Atividades

O IBICT ocupa posição de destaque em nível nacional e internacional por seus projetos voltados ao movimento de acesso livre ao conhecimento. Exemplo desse compromisso é a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), lançada em 2002, que utiliza as mais modernas tecnologias de arquivos abertos e promove a integração de sistemas de informação de teses e dissertações de instituições de ensino e pesquisa brasileiras. A BDTD possui um acervo de mais de 170 mil teses e dissertações provenientes de 97 instituições de ensino superior e o disponibiliza gratuitamente na internet. Tal acervo faz dela a maior biblioteca dessa natureza, no mundo, em número de registros de teses e dissertações de um só país. Os Estados Unidos ocupam o primeiro lugar em número de registros de teses e dissertações armazenadas em banco de dados, porém esses registros são oriundos de diversos países.

No que diz respeito à criação de revistas eletrônicas, o IBICT traduziu e customizou o Open Journal Systems, software livre desenvolvido pelo Public Knowledge Project da Universidade British Columbia, Canadá, e criou o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Esse sistema possibilita a construção e a gestão de todos os processos de uma publicação eletrônica. Com a distribuição desta ferramenta, o IBICT vem estimulando a criação de revistas científicas digitais de acesso livre. Em março de 2011, foi registrada a publicação de 1.460 revistas eletrônicas utilizando o SEER.

Por meio de sua atuação no desenvolvimento de pesquisas, serviços e produtos de informação tecnológica, o IBICT se aproximou definitivamente do setor industrial e empresarial. Dentro desse universo, promove a integração de vários atores do setor tecnológico, onde o compartilhamento do conhecimento gerado em universidades e institutos de pesquisa passou a ser aplicado no desenvolvimento de soluções voltadas ao bem-estar social. São exemplos dessa integração o Serviço Brasileiro de Respostas Técnicas (SBRT), serviço público e gratuito, que oferece soluções tecnológicas a empreendedores e micro e pequenas empresas; o programa de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV), metodologia para avaliação do impacto ambiental de bens e serviços, que quantifica os fluxos de energia e materiais em todo o ciclo de vida do produto ou atividade; e o Sistema Brasileiro de Informação em Tecnologia Industrial Básica (InfoTIB), sistema de coleta, organização e integração de informações entre a oferta e a demanda de serviços tecnológicos no Brasil.

Além de disseminar a informação científica e tecnológica, estabelecer instrumentos para armazenamento e disponibilização do conhecimento e transferir tecnologia, o IBICT acredita que a informação produzida pelas fontes primárias da pesquisa científica e tecnológica do País deve chegar, progressivamente, a todos os brasileiros, em um processo maduro e avançado de inclusão social e digital.

No âmbito da cooperação técnico-científica, graças aos êxitos alcançados e ao conseqüente aumento de sua visibilidade, cada vez mais o IBICT vem atraindo instituições interessadas em realizar acordos de cooperação voltados à informação científica, tecnológica e inovação. O instituto vivencia hoje uma abertura concreta e crescente de perspectivas para novas parcerias internacionais, assim como o interesse de instituições nacionais em estarem a seu lado em projetos de ponta na área de informação em ciência e tecnologia. No campo internacional, o IBICT se faz presente em diversos programas e redes de informação, seja como facilitador, organizador ou representante nacional.

Perspectivas

Diversas iniciativas de inclusão digital estão em curso no IBICT, como, por exemplo, o Mapa da Inclusão Digital (MID), que identifica programas, projetos, infraestrutura e iniciativas de inclusão digital, em âmbito federal, estadual e municipal.

Nesse aspecto, o instituto, por meio de uma metodologia própria, assessora e transfere tecnologias a alguns estados, em parceria com as respectivas Secretarias Estaduais de Ciência e Tecnologia, para apoiar o planejamento das ações locais de inclusão digital, assim como para manter atualizado o banco de dados dos pontos de inclusão digital em funcionamento no Brasil.

Em parceria com a iniciativa privada, universidades e institutos de pesquisa, o IBICT também desenvolve o projeto “Inventário do Ciclo de Vida para Competitividade Ambiental da Indústria Brasileira”, que consiste em criar uma infraestrutura de informação capaz de suportar o armazenamento e a disseminação de informações de inventários da produção industrial brasileira.

Outro projeto cujo objetivo é produzir informação concisa, confiável e de rápida assimilação é o aprimoramento do Banco de Soluções para Inclusão Digital, um sistema de informação gratuito na web concebido para armazenar e disseminar soluções em inclusão digital, por meio de informações estruturadas, tratadas e elaboradas de forma personalizada.

O IBICT está próximo de atingir excelência no cumprimento de sua missão, que tem como fundamento quatro grandes pilares: a preocupação com a preservação da memória do patrimônio científico e tecnológico brasileiro; o empenho na criação de condições para o aumento da produção científica e sua visibilidade em nível nacional e internacional; a promoção do acesso amplo e livre à informação; assim como o esforço em contribuir para a inserção de cidadãos na sociedade da informação.

Missão

Promover a competência, o desenvolvimento de recursos e a infraestrutura de informação em Ciência e Tecnologia para a produção, a socialização e a integração do conhecimento científico-tecnológico.  

Visão do Futuro

Manter-se como centro de excelência em ciência da informação, além de alcançar as condições políticoinstitucionais, infraestruturais e de competência científico-tecnológica para atender às demandas e aos novos desafios em ciência, tecnologia e inovação, colocados pela sociedade do conhecimento. 


E-mail: webmaster@ibict.br 
www.ibict.br 
(61) 3217.6360 / 6350 
SAS, Quadra 5, Lote 6 - Bloco H 
CEP: 70070-914 - Brasília - DF

Link para o site: https://www.ibict.br
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação