C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
MAST - Museu de Astronomia e Ciências Afins
Localização
Clique para ver todas as fotos de MAST - Museu de Astronomia e Ciências Afins
MAST

Histórico

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) é um instituto dedicado a ampliar o acesso da sociedade ao conhecimento científico e tecnológico por meio da pesquisa, preservação de acervos e divulgação da história da ciência e da tecnologia no Brasil. Criado em 1985, sua origem remonta ao Grupo de Memória da Astronomia (GMA), que algum tempo depois transformou-se no Núcleo de História da Ciência, com o objetivo mais amplo de preservar e estudar a memória da ciência e tecnologia no Brasil. Nessa ocasião, destaca-se a realização de uma reunião com grandes nomes da ciência brasileira, como Mario Schenberg, Simão Mathias e Carlos Chagas Filho, entre muitos outros, que alertaram sobre a necessidade de o País preservar sua memória científica.  
 

A passagem do cometa Halley foi um dos marcos do início das atividades do MAST, que levou milhares de pessoas ao Museu para observar o astro por meio de seus telescópios. Com o objetivo de levar a ciência à população brasileira, o Museu dedicou-se também a um programa de grande repercussão denominado de “O Museu vai à Praia”, que levou atividades de divulgação científica para as praias cariocas em pleno verão.  
 

Em seu 27 anos de atividades, o MAST tem contribuído decisivamente para a institucionalização e consolidação da pesquisa, ensino e divulgação da História das Ciências e da Tecnologia no Brasil.  
 

Atividades

Pesquisa, ensino e divulgação da História das Ciências e da Tecnologia e preservação do patrimônio científico e tecnológico brasileiro são atividades desenvolvidas pelo MAST.  
 

As pesquisas em História das Ciências, especialmente concentradas nas ciências exatas, físicas e naturais, na Astronomia, envolvendo questões na ordem do dia como os processos climáticos, a questão nuclear, a Amazônia, visam à compreensão dos processos históricos culturais de produção do conhecimento técnico-científico no Brasil. Pesquisando e interpretando as políticas, as teorias, os debates, as trajetórias e práticas das mulheres e homens e das instituições científicas, que construíram e constroem as ciências, a tecnologia e a inovação no Brasil, o MAST se constituiu em uma instituição de referência nacional para as pesquisas na área.  
 

O acervo de documentos históricos do MAST é fonte de pesquisa essencial para essa compreensão do desenvolvimento e da institucionalização das ciências no Brasil. A instituição presta grande contribuição à história da ciência a partir da localização, obtenção, organização e divulgação de diversos acervos particulares – como de Cesar Lattes ou Maria Laura Leite Lopes - e institucionais - como o do CNPq ou do Conselho de Fiscalização de Expedições Artísticas e Científicas no Brasil, entre muitos outros. A área de documentação, através do desenvolvimento de métodos e técnicas para preservação de acervos arquivísticos, bibliográficos e museológicos, conjuga atividade técnica com reflexão crítica.  
 

Para ampliar o conhecimento sobre o patrimônio técnico-científico brasileiro, o MAST também realiza pesquisas em torno da patrimonialização e musealização nos domínios da ciência e tecnologia, desenvolvendo projetos de pesquisa sobre a natureza, os processos de patrimonialização, o potencial informativo e as estratégias expositivas dos objetos que integram os acervos dos museus científicos, com ênfase nos objetos de ciência e tecnologia. Procura desta forma, contribuir para a reflexão a respeito dos aspectos relacionados às práticas que envolvem os processos de musealização.  
 

O Museu reúne uma importante coleção de mais de 2 mil objetos, em sua grande maioria, adquiridos pelo Imperial Observatório/Observatório Nacional (ON), desde a sua fundação, em 1827, até meados do século XX. São instrumentos técnicos e científicos, máquinas e motores, entre outros, que foram utilizados em pesquisas e serviços astronômicos e que permitem compreender ampliar a compreensão sobre os processos de construção do conhecimento científico e tecnológico no Brasil e no exterior.  
 

Referência em instrumentos científicos, todo o acervo do MAST é objeto de sistemático trabalho de registro, conservação e divulgação de acordo com padrões museológicos internacionais. Além disso, parcerias com outras instituições de C&T têm permitido a identificação de acervos de interesse de modo a contribuir para a preservação do patrimônio científico brasileiro sob guarda de outros institutos.  
 

No campo do ensino, o Programa de Pós-graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-PMUS), em parceria com a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), gera frutos ao MAST há seis anos. Em 2006, as instituições iniciaram o curso de mestrado em Museologia e Patrimônio. A produção da Revista Museologia e Patrimônio, em 2008, foi um marco para estimular as pesquisas na área.  
 

Ampliando essa parceria em 2009, foi inserida uma linha de pesquisa em História da Ciência no curso de mestrado em História das Instituições, da Unirio, e está em elaboração a proposta de criação de um doutorado. Em 2011, iniciou-se o primeiro curso de doutorado em Museologia e Patrimônio da América Latina, garantindo a consolidação do estudo e pesquisa no campo da Museologia em todos os níveis no Brasil de forma integrada.  
 

Mais três cursos de pós-graduação em nível de especialização são realizados pelo MAST: “Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia”, “Gestão e Restauro Arquitetônico” e “Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde”. Este último é desenvolvido em cooperação com a Casa de Oswaldo Cruz, a Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), a Casa da Ciência, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Centro de Ciências do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj).  
 

Nas áreas de Divulgação e Educação em Ciências, o MAST desenvolve um conjunto amplo de atividades, englobando suas exposições de longa duração e itinerantes, o oferecimento regular de programas de atendimento ao público em geral e às escolas, cursos de treinamento para professores, bem como ciclos de conferências, oficinas e palestras abertas ao público. Cada vez mais, o MAST tem assumido um papel de destaque na promoção de atividades como a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Tais atividades são testadas e avaliadas e novos métodos de difusão do conhecimento científico têm sido pesquisados. Também no âmbito da divulgação científica, o MAST tem se afirmado como referência, notadamente, por sua atuação em educação em ciências em contextos não formais.  
 

A importância da atuação do MAST cresce em conformidade com a conscientização da necessidade de preservação e análise, não apenas da produção científica, mas, principalmente, das políticas institucionais ligadas à C&T, bem como as condições sócio-históricas em que transcorre a prática científica.  
 

Perspectivas

Suas novas exposições e instalações contendo amplas áreas de guarda de acervo em condições ótimas de conservação, os novos laboratórios para conservação e restauração de documentos em papel e de instrumentos científicos, além de salas de pesquisa e consulta, abrem novas perspectivas para a instituição. A essa ampliação do espaço expositivo será acrescida a criação de um centro de recepção de visitantes e se dará continuidade aos projetos de urbanização e paisagismo no campus.  
 

Também merece especial destaque a futura inauguração do novo prédio da biblioteca, que abrigará não apenas o rico acervo bibliográfico já existente no MAST, mas também o acervo reunido durante um século pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), que estará à disposição para consulta.  
 

A trajetória institucional do MAST, suas novas condições de infraestrutura, a ampliação de sua atuação em áreas de pesquisa e ensino colocam hoje o MAST em um novo patamar entre os institutos de pesquisa no País. Com sua inserção nacional consolidada, o MAST caminha na perspectiva de consolidar e ampliar o seu reconhecimento internacional, apoiado em suas áreas de pesquisa em História das Ciências e da Tecnologia, Museologia, Arquivo e Documentação, Educação e Popularização das Ciências, que possibilitam a reflexão crítica sobre os processos de construção das Ciências, Tecnologia e Inovação do País.  
 

Visão

Ampliar o acesso da sociedade ao conhecimento científico e tecnológico por meio da pesquisa, preservação de acervos, divulgação da história da ciência e da tecnologia no Brasil.  
 

Visão de Futuro

Ser um instituto nacional de patrimônio da ciência e tecnologia, de excelência na pesquisa e formação em preservação de acervos, divulgação e história da ciência e da tecnologia, com ampla visibilidade junto à população. 


mast@mast.br 
www.mast.br
twitter.com/MuseuAstronomia
facebook.com/MuseuAstronomia
(21) 3514.5200
Rua General Bruce, 586 - São Cristóvão 
CEP: 20921-030 - Rio de Janeiro – RJ 

Link para o site: https://www.mast.br
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação