O SCOR é uma organização não-governamental interdisciplinar sob a custódia do ICSU. O SCOR também serve como um corpo consultivo científico oficial para a "Intergovernmental Oceanographic Commission" da UNESCO. A IOC e o SCOR patrocinam juntos atividades de interesse mútuo. O SCOR ainda administra um programa de viagens para cientistas oceanográficos de países em desenvolvimento, que é possível através de uma doação da "U.S. National Science Foundation".
O SCOR foi criado em 1957 e seus objetivos são:
identificar questões relevantes da ciência oceanográfica em benefício dos países costeiros;
estabelecer grupos de trabalho e comitê específicos para tratar destas questões, buscando soluções a curto e a longo prazos;
discutir e promover as recomendações oriundas das atividades desses grupos;
organizar encontros científicos sobre assuntos oceanográficos de interesse global, e
incentivar e criar condições logísticas para o desenvolvimento de programas científicos oceanográficos internacionais.
O Brasil tem participado como membro ou membro associado em alguns dos grupos de trabalho. Estes grupos de trabalho têm vigência de dois anos, sendo acompanhados seus desempenhos a cada reunião da Assembléia e do Comitê Executivo do SCOR. O trabalho final desses GT´s normalmente é uma publicação. Nas reuniões da Assembléia e do Comitê Executivo do SCOR, além de serem analisados os "status quo" dos grupos existentes e as respectivas demandas orçamentárias, são também consideradas as propostas apresentadas para constituição de novos GT´s.
Cada membro/país constitui um comitê nacional interno e designa três renomados pesquisadores da comunidade científica, com visão holística em ciências do mar, como "membros designados", cabendo à este grupo a participação na Assembléia e no Comitê Executivo do SCOR.