Informações gerais sobre os indicadores de produção científica podem ser obtidas no item correspondente de Metodologia e Conceitos.
Tendo em vista que o produto de uma pesquisa materializa-se, grosso modo, em uma publicação ou uma patente, a produção técnica é considerada um dos indicadores da produção científica nacional. Frequentemente, esses dados são analisados comparativamente com os da produção científica, permitindo avaliar, entre outros pontos, a capacidade de o país apropriar-se do conhecimento científico de que dispõe, transformando-o em avanços tecnológicos.
As informações aqui apresentadas são as disponíveis no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e permitem contabilizar os seguintes tipos de produção técnica:
- softwares:
-
com registro ou patente; e
-
sem registro ou patente;
- produtos tecnológicos:
-
com registro ou patente; e
-
sem registro ou patente;
- processos ou técnicas:
-
com catálogo ou registro; e
-
sem catálogo ou registro;
- Trabalhos técnicos: consultoria, relatório técnico, elaboração de projeto, parecer, assessoria, serviços na área de saúde, etc.;
- demais produções técnicas:
-
apresentação de trabalhos técnicos: congresso, conferência, comunicação, seminário, simpósio, etc.; e
-
outras: outros tipos de produção técnica (curso de curta duração ministrado, organização de evento, programa de rádio ou TV, editoração, cartas, mapas, etc.).
O somatório dos trabalhos de todos pesquisadores e estudantes participantes de um grupo de pesquisa, com currículo cadastrado na plataforma Lattes, foi considerado como uma proxy da produção científica, tecnológica e artística desse grupo no períodoconsiderado.
Pode existir dupla contagem nas produções realizadas em coautoria por pesquisadores e/ou estudantes participantes do Diretório
|