Os projetos cooperativos de PD&I envolvem parcerias entre empresas e Instituições Científicas e Tecnológicas – ICTs, em que se incluem Universidades e Institutos de Pesquisa. O principal foco de tais projetos reside na interseção entre demandas do setor produtivo por novas ou melhores tecnologias (em produtos, processos e serviços) e ofertas de conhecimento científico construído por equipes especialistas no País. Em cooperação, empresas e ICTs poderão reduzir custos da produção, diminuir o risco da inovação tecnológica, ampliar significativamente a produção científica e a competitividade das empresas.
Esses projetos têm sido apoiados por meio de Chamadas Públicas e Editais, financiados pelos Fundos Setoriais, executados pelos órgãos do Ministério da Ciência e Tecnologia, a saber, o CNPq e a FINEP. São concedidos recursos não-reembolsáveis e reembolsáveis e exigidas contrapartidas financeiras, materiais ou de recursos humanos, que variam de acordo com o tipo de proposta, de edital e de proponente.
Vários programas do MCT utilizam como estratégia a realização de projetos cooperativos entre ICT e empresas com recursos dos fundos setoriais e parceiros, inclusive alguns direcionados para apoiar pequenas empresas no desenvolvimento de produtos e processos inovadores.
Chamadas Públicas:
1. Resultado da Chamada Pública MCT/SEBRAE/FINEP Ação Transversal - Cooperação ICTs / Empresas / Encadeamento Empresarial - 11/2006;
2. Resultado da Chamada Pública MCT/SEBRAE/FINEP Ação Transversal - Cooperação ICTs / MPEs - 07/2006
3. Resultado da Carta-Convite MCT/FINEP/Ação Transversal - Cooperação ICTs-Empresas - 06/2006
4. Resultado da 1ª Rodada e Resultado da 2ª Rodada da Carta-Convite MCT/MS/FINEP - Ação Transversal ICTs - Produtos Terapêuticos e Diagnóstico - 08/ 2006
5. Resultado da Chamada Pública MCT/FINEP/Ação Transversal - Cooperação ICTs-Empresas - Microeletrônica - 01/2007
6. Resultado da Chamada Pública MCT/SEBRAE/FINEP - Ação Transversal - Cooperação ICTs-MPEs - 04/2007