Elaborado pelo Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Paraná - IBQP-PR
O Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Paraná - IBQP-PR é resultado da mobilização nacional pelo desenvolvimento da qualidade e produtividade no Brasil. Nasceu da convergência de esforços de entidades governamentais e lideranças empresarias com vistas a assegurar vantagens competitivas internacionais aos diversos segmentos produtivos do País, através do desenvolvimento sustentável e com respaldo no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade - PBQP, instituído em 1990.
Sua consolidação foi viabilizada por Acordo de Cooperação assinado em 1995 entre os governos do Brasil e do Japão, referência mundial em produtividade.
Ativo Total
Valor do conjunto dos bens e direitos (máquinas e equipamentos, instalações, recursos financeiros em caixa, disponibilidades bancárias, estoques, direitos a receber, ações e participações acionárias, valor de outras formas de investimento) de um sujeito econômico.
Balanço Patrimonial
Relatório contábil que apresenta os elementos componentes do patrimônio de uma organização: Ativo, representado pelos direitos adquiridos e Passivo que representa as obrigações e dívidas contraídas.
Dados
Elemento a ser registrado em forma de algarismo, histórico, ou ambos ao mesmo tempo, referente a uma operação a ser escriturada.
Dados Patrimoniais
Elementos relacionados ao patrimônio da empresa. Sob o prisma contábil, definimos patrimônio como o conjunto de bens e direitos de um lado, contrapondo-se do outro, as obrigações.
Depreciação
Perda de valor econômico que sofrem os bens patrimoniais pelo desgaste ou obsolescência. Alguns bens depreciáveis são: máquinas, móveis e utensílios, veículos, imóveis, ferramentas, instrumentos, etc.
Despesas com Aluguel
Valores referentes a aluguéis que a empresa paga a terceiros para sua operacionalização: aluguéis de imóveis, máquinas, equipamentos, etc.
Despesas com Pessoal
Valores destinados a remunerar ou beneficiar o pessoal efetivo da empresa (não considerando funcionários terceirizados). Nestes valores devem estar inclusos: salários, benefícios, encargos sociais, gastos com treinamento, comissões, remuneração de diretoria e despesas com viagem.
Despesas Financeiras
Refere-se a juros e despesas/taxas pagas por empréstimos obtidos.
Eficácia
"É fazer a coisa certa", grau em que um sistema realiza o que dele se espera.
Eficiência
"É fazer certo as coisas", grau em que um sistema utilizou os recursos que deveria ter utilizado para atingir os objetivos ou realizar as atividades programadas. A eficiência econômica é a rentabilidade ou lucratividade do empreendimento.
Efetividade
Qualidade do que gera efeito real e resultado verdadeiro, que merece confiança, que se pode contar com segurança.
Fator Gestão
É medido pela relação entre os resultados obtidos e os recursos necessários para a sua obtenção, medido por meio do gerenciamento efetivo de todos os fatores de um sistema. O Fator Gestão é o gerenciamento sistêmico e efetivo dos outros quatro fatores da Produtividade Sistêmica (humano, meios de produção, inventários e recursos naturais) considerando como diretriz principal o desenvolvimento sustentável.
Fator Humano
É medido pela relação entre o resultado obtido em um determinado período e o número de pessoas envolvidas ou o valor destinado a essas pessoas (despesas com pessoal). É a busca constante de resultados eficazes no trabalho desempenhado pelas pessoas, cujos resultados estão diretamente ligados à necessidade de que a organização proporcione as condições necessárias para que as pessoas possam gerar maior valor adicionado e obter melhores resultados.
Fator Inventário
É medido pela relação entre o resultado obtido em um determinado período e o estoque. Este estoque deve abranger o total da matéria-prima, material em processo e produto acabado. É a utilização eficaz dos estoques, incluindo o inicial, intermediário e final.
Fator Meios de Produção
É a relação entre o resultado da produção e os meios utilizados para a sua obtenção. É a busca de melhores resultados, mediante o uso eficaz do capital fixo investido, que inclui instalações produtivas, máquinas, equipamentos e ferramentas.
Fator Recursos Naturais
É a busca constante do uso racional dos recursos naturais, visando uma melhor qualidade ambiental por meio da minimização e/ou eliminação dos efeitos ambientais decorrentes das atividades humanas.
Fatores da Produtividade Sistêmica
São todos os fatores que visam o desenvolvimento integrado, de forma eficiente e efetiva, de uma organização. Compreendem os fatores gestão, humano, meios de produção, inventário e recursos naturais, além dos dois referenciais de produtividade que são comparação de resultados e distribuição do valor adicionado.
Impostos e Taxas
Refere-se aos valores repassados aos cofres públicos, como: Imposto de Renda, Contribuição Sindical, IPTU, IPVA de carros da própria empresa, etc.
Indicadores de Desempenho
Indicadores que irão demonstrar o resultado do processo ou sistema da empresa em um determinado momento e nem sempre necessitam de fórmulas para cálculo.
Indicadores de Produtividade (ou da Produtividade Sistêmica)
Forma de representação quantificável usada para medir a eficiência e eficácia relativa de um produto, processo, serviço ou sistema.
Informações
Todo e qualquer material usado para extrair, conscientizar, motivar, construir e agregar conhecimento.
Lucro Líquido
Resultado final alcançado pela empresa após remunerar todos os fatores de produção (máquinas, equipamentos, recursos humanos, etc.) exceto o capital próprio, cuja remuneração é o próprio lucro líquido.
Produtividade
A definição de produtividade aplica-se em dois níveis:
Em uma
visão restrita, produtividade é a maximização dos resultados mediante a otimização dos recursos utilizados. É a relação entre o output (saída/produto) e o input (entrada/insumos).
A produtividade pode ser medida de forma monofatorial (parcial) por intermédio de fatores de produção como matéria-prima, combustível, equipamentos, trabalho, terra, capital, etc. Entretanto, em geral, quando falamos em produtividade, geralmente estamos nos referindo à produtividade do trabalho.
Em uma
visão ampla, a produtividade continua sendo a relação entre o output/input, porém considerando vários outros fatores econômicos, sociais e de meio ambiente. Para o Bureau Labor Statistics, dos Estados Unidos, "Produtividade é um dos maiores determinantes do padrão de vida, desde que os aumentos de produtividade gerem aumento real de renda e estabilidade de preço. A medição da produtividade é um importante elemento na avaliação da eficiência, tanto no nível interno como em comparações internacionais".
Produtividade do Capital
A produtividade do capital representa o resultado obtido (Valor Adicionado) com a utilização do investimento em capital. A fórmula utilizada é a seguinte: Valor Adicionado/Capital investido. O capital investido normalmente é representado pelo capital total utilizado em um período (média do período), mas também pode ser representado pelo capital de giro (média do período) ou pelo valor investido em máquinas e equipamentos (média do período).
Produtividade do Trabalho
Por meio do indicador produtividade do trabalho é possível medir a contribuição do trabalho em um determinado resultado (output). Ao medirmos o output relacionado a volume ou número de itens obtidos, em relação ao input de trabalho, utilizamos o termo "produtividade física". Estatisticamente o indicador produtividade do trabalho representa o resultado da produtividade tanto no nível da economia nacional, como de um setor específico, em empresas de mesmas características ou em uma única empresa.
Racionalização
Processo de otimização de recursos que visa melhorar todos os processos de uma organização.
Receita Operacional Bruta
Decorre das vendas totais de uma empresa, sem as deduções, devoluções, abatimentos, etc. Corresponde à receita total, não considerando qualquer desconto, nem mesmo as despesas operacionais ou custos.
Receita Operacional Líquida
Resultado obtido, após deduzir-se da Receita Operacional Bruta os impostos incidentes sobre vendas, as vendas canceladas e os abatimentos concedidos.
Referencial da Comparação
Processo de comparação a uma fonte preestabelecida e determinada dos cinco fatores da produtividade sistêmica. Tem como principal objetivo posicionar as organizações do mesmo ou de diferentes grupos, indicando seus pontos passíveis de melhoria.
Referencial da Distribuição
Distribuição justa dos ganhos da empresa entre todos os fatores que apoiaram a geração de riqueza: empresários, trabalhadores, governo, consumidores, investimentos e terceiros (aluguéis e bancos).
Referenciais da Produtividade Sistêmica
Orientadores, balizadores ou direcionadores do conceito. A Produtividade Sistêmica trata de dois referenciais, o da distribuição e o da comparação.
Valor Adicionado
Diferença entre o valor da produção e as compras de bens intermediários de um processo produtivo. Corresponde ao valor novo gerado pelo processo produtivo de uma unidade produtiva durante um determinado período.
Nota: Glossário elaborado pelo Núcleo de Produtividade Sistêmica do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Paraná - IBQP-PR.