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Software e Serviços
Pesquisas Realizadas
Qualidade e Produtividade no Setor de Software Brasileiro
Resultados de Pesquisas
Pesquisa 2001
Índice Remissivo
Quadros e Tabelas
Qualidade
Quadro 01 - Estrutura dos Indicadores da Qualidade e Produtividade no Setor de Software
Quadro 02 - Comercialização bruta anual das organizações da amostra - 2000 - em R$
Quadro 03 - Produtividade de software por empregado efetivo - 2000
Quadro 04.1 - Certificação do sistema da qualidade - 2001
Quadro 04.2 - Organizações com certificação do sistema da qualidade da série ISO 9000 com software explicitado no escopo do certificado
Quadro 04.3 - Organizações com certificação do sistema da qualidade da série ISO 9000 sem software explicitado no escopo do certificado
Quadro 05 - Total de mestres e doutores nas organizações da amostra,segundo áreas de atuação - dez/2000
Quadro 06 - Distribuição da força de trabalho nas organizações da amostra - dez/2000
Tabela 01 - Atividades das organizações no tratamento de software
Tabela 02 - Localização geográfica das organizações
Tabela 03 ? Ano de fundação e início das atividades em Informática das organizações
Tabela 04 ? Origem do capital majoritário das organizações
Tabela 05 - Atividades características das organizações em Tecnologia da Informação
Tabela 06 - Porte das organizações, segundo força de trabalho total e efetiva - dez/2000
Tabela 07 - Porte das organizações, segundo comercialização bruta anual - 2000
Tabela 08 - Porte das organizações, segundo comercialização bruta anual proveniente de software - 2000
Tabela 09 - Implantação de programas da qualidade total sistemas da qualidade ou similares
Tabela 10 - Avaliação de produtos baseada nas normas NBR 13596 (ISO/IEC 9126) e ISO/IEC 12119
Tabela 11 - Registro dos direitos autorais dos programas de computador
Tabela 12- Depósito de pedidos de patente dos programas de computador
Tabela 13 - Domínios de software desenvolvidos no Brasil
Tabela 14 - Tipos de aplicação de software desenvolvidos no Brasil
Tabela 15- Elaboração de planos estratégicos, planos de negócios ou planos de metas
Tabela 16 - Inclusão de metas ou diretrizes para qualidade nos planos
Tabela 17 - Apropriação de custos da qualidade
Tabela 18 - Existência de responsável pela gestão da qualidade
Tabela 19 - Padrões de qualidade exigidos na seleção de terceiros prestadores de serviços de desenvolvimento e manutenção de software
Tabela 20 - Distribuição das organizações, segundo número de profissionais com pós-graduação em atividades selecionadas - dez/2000
Tabela 21 - Distribuição das organizações, segundo número de profissionais com curso superior na área de Informática - dez/2000
Tabela 22 - Distribuição das organizações, segundo número de profissionais certificados em qualidade - dez/2000
Tabela 23 - Formas adotadas para promover atualização da força de trabalho
Tabela 24 - Avaliação de desempenho dos empregados
Tabela 25 - Realização de pesquisas de satisfação dos empregados
Tabela 26 - Capacitação da força de trabalho - Oferta de treinamento - 2000
Tabela 27 - Investimentos das organizações em capacitação da força de trabalho - 2000
Tabela 28 - Métodos adotados para apoiar a participação dos empregados na solução de problemas
Tabela 29 - Adoção de forma de participação nos resultados pelos empregados
Tabela 30 - Estruturas de atendimento e resolução de reclamações
Tabela 31 - Realização de pesquisas de expectativa ou de satisfação dos clientes
Tabela 32 - Utilização de dados de pesquisa ou de reclamações na revisão de projetos ou especificação de novos produtos
Tabela 33 - Métricas primitivas utilizadas para medir a qualidade dos processos de software
Tabela 34 - Métricas primitivas utilizadas para medir a produtividade dos processos de software
Tabela 35 - Conhecimento e uso de normas para melhoria dos processos de software
Tabela 36 - Conhecimento e uso de modelos para melhoria dos processos de software
Tabela 37 - Nível de formalização dos processos fundamentais de software
Tabela 38 - Nível de formalização dos processos de apoio de software
Tabela 39 - Nível de formalização dos processos organizacionais de software
Tabela 40 - Práticas de Engenharia de Software adotadas no desenvolvimento e manutenção de software
Tabela 41 - Ferramentas de desenvolvimento utilizadas
Tabela 42 - Documentação adotada
Tabela 43 - Conhecimento de normas da qualidade de produtos
Tabela 44 - Práticas de Engenharia de Software adotadas na avaliação da qualidade do produto
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