C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   
imagem
Serviços Tecnológicos

ESW/4/01. Apoiar a consolidação, ampliação e descentralização da rede de laboratórios de ensaios no setor de software

4.1.1  Apoiar a expansão e capacitação das equipes técnicas dos laboratórios integrantes da Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio - RBLE e demais laboratórios qualificáveis no setor de software.

4.1.2 Promover a ampliação e capacitação dos laboratórios integrantes da RBLE e demais laboratórios qualificáveis e estimular a divulgação dos serviços oferecidos para o setor de software.

4.1.3 Aprimorar a metodologia de qualificação e credenciamento de laboratórios de ensaios no setor de software.

4.1.4 Promover e apoiar a realização, no País, de programas interlaboratoriais de ensaios no setor de software.

4.1.5 Promover a conscientização da indústria quanto à importância da utilização de laboratórios qualificados e credenciados para a realização de ensaios no setor de software.

4.1.6 Buscar o reconhecimento por entidades estrangeiras dos serviços prestados pelos laboratórios integrantes da RBLE e demais laboratórios qualificados no setor de software.

4.1.7 Estimular o desenvolvimento de programas e modelos de referência (testadores) e difundir o seu uso no setor de software.

ESW/4/02. Apoiar a implantação de sistemas da qualidade em software nos serviços de ensaios, certificação e inspeção técnica

4.2.1 Promover a conscientização em todos os níveis, quanto à necessidade de sistemas da qualidade em software nos serviços de ensaios, certificação e inspeção técnica.

4.2.2 Promover mecanismos de apoio técnico e financeiro, para possibilitar a difusão e a implantação de sistemas da qualidade em software nos serviços de ensaios, certificação e inspeção técnica.

ESW/4/03. Promover a integração dos serviços tecnológicos para a qualidade e produtividade no setor de software com organismos e entidades de orientação ao consumidor

4.3.1 Promover a adequação da infra-estrutura laboratorial às necessidades dos organismos de orientação ao consumidor de software.

4.3.2 Estimular as atividades de normalização técnica e de certificação da qualidade de produtos e serviços no setor de software, segundo critérios de seletividade consistentes com a opinião média dos consumidores.

4.3.3 Promover o monitoramento da qualidade de produtos e serviços, no setor de software, relacionados à saúde e segurança dos consumidores e à preservação do meio ambiente.

4.3.4 Promover a integração de organismos nacionais com entidades estrangeiras de orientação e defesa do consumidor de software.

4.3.5 Apoiar a capacitação e desenvolvimento de pessoal atuante em organismos e entidades de orientação ao consumidor de software.

ESW/4/04. Apoiar a criação e consolidação de entidades classificadoras, certificadoras, de inspeção e supervisão técnica independentes, com vistas à descentralização desses serviços tecnológicos de apoio ao setor de software

4.4.1 Promover o estabelecimento e a difusão de critérios técnicos em software para a atuação de entidades classificadoras, certificadoras, de inspeção e de supervisão técnica independentes, visando assegurar a confiabilidade desses serviços.

4.4.2 Desenvolver mecanismos para incentivar a criação, ampliação e consolidação de entidades classificadoras, certificadoras, de inspeção e de supervisão técnica independentes, nas áreas de interesse da qualidade e produtividade em software.

4.4.3 Estimular a demanda por serviços de classificação e de supervisão técnica independentes nas áreas de interesse da qualidade e produtividade em software.

ESW/4/05. Estimular a difusão das atividades de normalização em software no âmbito das empresas e entidades técnico-científicas

4.5.1 Estimular a utilização e a produção de normas técnicas de software nas empresas e entidades técnico-científicas.

4.5.2 Descentralizar o processo de normalização técnica em software mediante o reconhecimento de fóruns de normalização em entidades de classe e instituições técnico-científicas.

4.5.3 Aperfeiçoar a sistemática de registro e classificação das Normas Brasileiras.

4.5.4 Estimular a disseminação dos conceitos e metodologias de normalização técnica em software nos diferentes níveis de formação profissional.

4.5.5 Estimular a crescente utilização do Sistema Internacional de Unidades (SI) nas empresas de software.

4.5.6 Promover a prática da declaração de conformidade pelas empresas de software (autocertificação).

4.5.7 Estimular a difusão e a utilização da Norma Brasileira NBR ISO/IEC 12207 - Processos do Ciclo de Vida do Software no governo, indústria e academia.

4.5.8 Apoiar a certificação de conformidade das empresas e processos de software, de acordo com a série de normas ISO 9000.

4.5.9 Apoiar a melhoria da qualidade dos processos de software, baseados em modelos e normas como MPS.BR (Modelo de referência para melhoria de processo do software brasileiro); CMMI (Capability Maturity Model Integration); NBR ISO/IEC 12207 (Tecnologia de informação – Processos de ciclo de vida de software) e ISO/IEC 15504 (Avaliação de processo de software).

 4.5.10 Apoiar a avaliação da qualidade dos produtos de software, de acordo com as séries NBR ISO/IEC 9126 (Tecnologia de informação – Avaliação de produto de software – Características de qualidade e diretrizes para o seu uso) e NBR ISO/IEC 14598 (Tecnologia de informação – Avaliação de produto de software) e com a Norma NBR ISO/IEC 12119 (Tecnologia de informação – Pacotes de software – Testes e requisitos de qualidade).

ESW/4/06. Apoiar a consolidação e integração da rede de núcleos de informação tecnológica e dos serviços de assistência técnica e gerencial, do interesse do setor de software

4.6.1 Promover a ampliação e a integração das redes e serviços de informação tecnológica de interesse do setor de software.

4.6.2 Estabelecer mecanismos para promoção e uso da informação tecnológica de interesse do setor de software.

4.6.3 Estimular as atividades de extensão tecnológica e assistência técnica através das redes de serviços de informação tecnológica de interesse do setor de software.

4.6.4 Estimular a criação de grupos técnicos e serviços de informação tecnológica em entidades, empresas e organismos governamentais, de interesse do setor de software.

4.6.5 Promover a articulação das redes e dos serviços de informação tecnológica do interesse do setor de software com seus congêneres internacionais e estrangeiros.

ESW/4/07. Apoiar a implantação de banco de dados sobre a confiabilidade de sistemas e programas de computador

4.7.1 Estimular a implantação de bancos de dados sobre a confiabilidade de sistemas e programas de computador em empresas e entidades técnico-científicas.

4.7.2 Estimular a difusão das técnicas e melhores práticas relacionadas à engenharia da confiabilidade no setor de software.

4.7.3 Promover a divulgação dos dados de confiabilidade em software.

4.7.4 Promover a conscientização da indústria quanto à importância do uso das técnicas de confiabilidade para o desenvolvimento de sistemas e programas de computador.

4.7.5 Promover a interação desses bancos de dados nacionais com seus congêneres estrangeiros.

ESW/4/08. Promover a integração dos sistemas de normalização técnica e de certificação da qualidade em software com seus congêneres internacionais

4.8.1 Estimular a participação coordenada de representantes brasileiros em comitês internacionais de normalização técnica e de certificação da qualidade em software, observando-se as estratégias nacionais de integração de mercados.

4.8.2 Estimular as entidades de certificação da qualidade em software a buscarem o reconhecimento junto às suas congêneres estrangeiras.

Copyright © 2009 - Ministério da Ciência e Tecnologia
Esplanada dos Ministérios, Bloco E, 3º andar
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 3317-7500
Copyright © 2008
Ministério da Ciência e Tecnologia