A qualidade nas empresas de software vem sendo medida e acompanhada no Brasil a partir de pesquisas amostrais diretas realizadas a cada dois anos desde 1993 – a Pesquisa Qualidade e Produtividade no Setor de Software Brasileiro, sob a condução do Ministério da Ciência e Tecnologia por intermédio da Secretaria de Política de Informática - MCT/SEPIN, no âmbito do PBQP Software.
Essas pesquisas são aplicadas junto a empresas desenvolvedoras de software, visando acompanhar a evolução da gestão da qualidade neste setor e fundamentalmente, direcionar ações dos diversos agentes responsáveis pela formulação e execução da Política de Software no Brasil.
Esse projeto de pesquisa foi concebido em 1993, quando da criação do então Subcomitê Setorial da Qualidade e Produtividade em Software, do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade.
Em 1999 o escopo da pesquisa “Qualidade no Setor de Software Brasileiro” foi ampliado para “Qualidade e Produtividade no Setor de Software Brasileiro” de modo a possibilitar a geração de novos indicadores para o setor. Adicionalmente a esta expansão, outra pesquisa foi realizada – “Produtividade Sistêmica no Setor de Software Brasileiro” em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Paraná – IBQP/PR.
Contando com uma base de dados nacionais oriunda de 2.696 formulários válidos nas seis pesquisas já realizadas, um conjunto amplo e abrangente de indicadores permite acompanhar a evolução do setor quanto à gestão pela qualidade – planejamento estratégico, sistemas da qualidade e certificação, qualidade dos processos e dos produtos de software, gestão de pessoas e relacionamento com os clientes, de modo a reforçar ações dos vários agentes interessados.
Considerando-se um nível de confiabilidade de 95% sobre os resultados das pesquisas e uma população anual estimada em 2.500 empresas ativas, os erros máximos alcançados com as amostras obtidas oscilaram entre 3,5% e 5,5%, permitindo comparações históricas e análise de tendências.
O PBQP-Software possui ainda indicadores e metas da qualidade e produtividade em software, que integram o Termo de Referência do Programa em sua 4ª edição, que se encontram implementados e são acompanhados a partir de medições e metas estabelecidas, revisadas ao início de cada ano durante o Workshop da Qualidade e Produtividade em Software - WQPS Brasília.
Encontram-se definidos 25 indicadores, sendo 2 da categoria de Conscientização e Motivação, 8 de Métodos de Gestão, 2 de Recursos Humanos, 3 de Serviços Tecnológicos, 2 de Articulação Institucional, 4 de Tecnologia de Software (onde são acompanhados 25 métodos e ferramentas de Engenharia de Software) e 4 de Marketing de Software.
Diagnósticos integram quatro edições do livro “Qualidade e Produtividade em Software” e resultados detalhados vêm sendo amplamente divulgados pelo MCT/SEPIN utilizando o presente portal ou em versões impressas próprias, que totalizam 31 mil exemplares de publicação distribuídos gratuitamente até o momento. Artigos têm sido submetidos em diferentes fóruns e palestras vêm sendo proferidas sobre o tema em diversos eventos dentro e fora do País.
Em março de 2001, o artigo “Evolução da Qualidade no Setor de Software Brasileiro: Quatro Biênios Medindo e Acompanhando Indicadores de Gestão” foi escolhido como o melhor artigo de língua portuguesa submetido ao QUATIC'2001 - 4º Encontro para a Qualidade nas Tecnologias de Informação e Comunicações, evento internacional realizado em Lisboa, Portugal.