O PBQP Software realiza anualmente uma chamada de projetos que concorrem ao Prêmio Dorgival Brandão Júnior da Qualidade e Produtividade em Software, na qual instituições com projetos voltados para a melhoria da qualidade e produtividade do software brasileiro, em sete categorias ou estratégias (1. Conscientização e Motivação, 2. Métodos de Gestão, 3. Recursos Humanos, 4. Serviços Tecnológicos, 5. Articulação Institucional, 6. Tecnologia de Software, e 7. Marketing de Software), podem submeter tantos projetos quanto desejarem.

O Prêmio Dorgival Brandão Júnior da Qualidade e Produtividade em Software vem sendo concedido anualmente desde 1995, com entrega de troféu à instituição coordenadora do projeto realizado no ano anterior e classificado em 1º lugar, por sua inovação, relevância, impacto e abrangência.
O troféu foi especialmente concebido para finalidade de premiação, sob o patrocínio da Sociedade SOFTEX, enquanto os coordenadores dos três melhores projetos recebem diplomas. A empresa Itautec tem brindado os três melhores projetos dos Ciclos 2002 até 2009 com notebooks e desktops.
Até hoje foram submetidos 1184 projetos nos dezessete ciclos anuais, com grande parte deles tendo sido apresentados por representantes de suas entidades coordenadoras durante os Encontros da Qualidade e Produtividade em Software (EQPS), realizados periodicamente, totalizando 77 eventos em todas as regiões do país desde 1994 até o final do ano de 2010.