Com o objetivo de capacitar pesquisadores, tecnologistas e técnicos que exercem atividades com animais em laboratório, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realizará, de 28 a 30 de julho, o Curso de Biossegurança em Biotérios. Os participantes terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos em técnicas de biossegurança em biotérios de criação e experimentação animal, contribuindo para a aplicação de boas práticas de segurança laboratorial.
O curso faz parte do Plano Anual de Capacitação (PAC), que é destinado aos servidores do Inpa. Na programação estão previstas palestras ministradas por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Atualmente o curso é oferecido pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, mas neste ano o curso será ministrado em Manaus para os servidores do Inpa.
De acordo com o tecnologista e coordenador do Biotério Central do Inpa, Leonardo Matos, o curso promoverá a capacitação dos profissionais de biotério e abrirá um espaço para a discussão em ambiente profissional. “O curso possibilitará ao profissional desenvolver suas atividades nas ciências de animais de laboratório, implementando e aplicação novas tecnologias na área de biossegurança em biotérios, dentro dos diversos eixos existentes”, contou.
Serão abordadas questões como qualidade, equipamentos e técnicas de contenção biológicas, desinfetantes e gerenciamento de resíduos biológicos, segurança química, enfermidades ocupacionais causadas por agentes biológicos, bioética e legislação. Podem participar do pesquisadores, tecnologistas e técnicos que atuam em biotério. Alunos de pós-graduação poderão participar como ouvintes, caso ainda haja vagas.
Os interessados podem enviar e-mail para leonardo.matos@inpa.gov.br, com as seguintes informações: nome, identificação (se é servidor ou aluno), setor de atuação e contatos (telefone e e-mail).
Texto: Camila Leonel – Ascom do Inpa