Nesta quinta-feira (29) e na sexta (30), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) participa do projeto Farmácia Viva, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O evento acontece no município de Manaquiri, a 54 quilômetros de Manaus.
O projeto tem por objetivo obter conhecimento na área fitoterápica de tratamentos alternativos de plantas medicinais da Amazônia, química de plantas, frutas tropicais e sua conservação através da liofilização. Essa técnica de desidratação transforma os frutos em pó e mantém suas características nutricionais.
O Farmácia Viva será desenvolvido no Centro de Treinamento de Produtores Rurais de Manaquiri e é direcionado aos acadêmicos de cursos de saúde coletiva, profissionais de saúde e demais interessados. Segundo os organizadores do evento, a ideia é contribuir para a formação acadêmica dos alunos, promover o conhecimento e práticas no contexto da saúde.
Um dos palestrantes será o pesquisador do Laboratório de Físico-Química de Alimentos do Inpa (LFQA/ Inpa) Jaime Aguiar, que destacará o potencial nutricional de aproximadamente 30 frutos amazônicos e o trabalho desenvolvido no laboratório com frutos liofilizados. Entre os frutos estão pupunha, tucumã, açaí, castanha, abricó, camu-camu e cubiu.
“Queremos mostrar para a população que os nossos frutos são ricos em vitaminas e sais minerais. Eles têm um alto valor nutricional, muitas vezes estão à disposição da população, mas a maioria das pessoas prefere consumir as frutas que vem de fora como a maçã e a uva”, destaca Aguiar.
Leia mais.
Texto: Luciete Pedrosa – Ascom do Inpa