C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Ministro aponta desafios brasileiros no cenário geopolítico global
Clique para ver todas as fotos de Ministro aponta desafios brasileiros no cenário geopolítico global
Campolina abordou o contexto sul-americano e a ascensão de novas forças. Foto: Davi Fernandes/Ascom do MCTI
15/04/2014 - 17:29

O fortalecimento da integração sul-americana, a ascensão de países como o Brasil e a China no novo cenário geopolítico mundial, o protagonismo de setores como a biotecnologia e as novas formas de tecnologias da informação e da comunicação (TICs) foram alguns dos pontos abordados nesta terça-feira (15) pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Clelio Campolina Diniz, em aula inaugural para alunos do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio (Coppe/RJ).

“No pós Segunda Guerra Mundial, a geopolítica ficou dividida entre capitalismo e socialismo. Depois vimos a emergência de uma ordem multipolar com o G8, formado pelos países mais ricos. Agora chegou a vez do G 20, do qual o Brasil faz parte”, pontuou o ministro.

Segundo ele, para que a América do Sul ganhe mais força na economia global é importante haver o desenvolvimento conjunto de um projeto para a Amazônia, com base na biodiversidade, além da intensificação do comércio entre os países da região. “Brasil e Argentina, principalmente, precisam buscar uma forte integração ligada, entre outras, ao comércio, à energia e ao mercado de trabalho”, disse.

Campolina também ressaltou os desafios para a transformação do Brasil em um dos protagonistas internacionais, tendo em vista o novo modelo de governança global, marcado pela presença de novos polos de desenvolvimento e pela perda de hegemonia de países da Europa Ocidental, do Japão e dos Estados Unidos.

“Educação, ciência e tecnologia são a base para o desenvolvimento brasileiro, tanto no aspecto social como econômico”, disse, acrescentando que essa perspectiva, de médio e longo prazos, inclui a aproximação entre a produção científica e o sistema produtivo, que deve ser legitimada pelos diversos atores do cenário científico-tecnológico nacional.

 

Texto: Juliana Cariello e Isadora Grespan - Ascom do MCTI

 

 

 

Outras Imagens
A aula inaugural teve a presença do diretor da Coppe,  Luiz Pinguelli Rosa. Foto: Davi Fernandes/Ascom do MCTI
A aula inaugural teve a presença do diretor da Coppe, Luiz Pinguelli Rosa. Foto: Davi Fernandes/Ascom do MCTI
Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação