Como parte da programação de revitalização do Paiol da Cultura, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realiza uma exposição de produtos indígenas e biojoias produzidas pela União das Mulheres Artesãs Indígenas (Umai). A exposição ficará aberta ao público até 11 de abril. A visitação pode ser feita de terça a sexta-feira das 9h às 17h.
Serão mostrados aos visitantes diversos acessórios feitos artesanalmente com matérias-primas vindasda comunidade de Campina do Rio Preto, na região de Santa Isabel do Rio Negro (AM), como pulseiras, brincos e anéis marchetados com sementes de babaçu, jupati e jarina e outras biojoias feitas a partir dos frutos do buriti, açaí e tucumã.
A associação, criada em 2003, é formada por 60 mulheres. O objetivo é reunir as mulheres indígenas artesãs e orientá-lasna produção e comercialização do material confeccionado. “Aos poucos adquirimos experiência e hoje conseguimos confeccionar biojoias misturando vários elementos da floresta, como madeiras e sementes”, conta a artesã Angela Fonseca.
O Paiol da Cultura está localizado no Bosque da Ciência, uma área de aproximadamente 13 hectares localizada na sede do Inpa, com entrada pela Rua Otávio Cabral, bairro Petrópolis, zona centro-sul de Manaus.
Texto: Ascom do MCTI, com informações do Inpa