C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Redecomep ganha quatro novos pontos no Pará
05/02/2014 - 14:12

Serão inaugurados, nesta quinta-feira (6), quatro centros do programa Redes Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep) no interior do Pará. As redes estão instaladas nos municípios de Santarém, Castanhal, Marabá e Altamira. O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Marco Antonio Raupp, participará da cerimônia que será realizada, às 11h, no Centro de Convenções da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém.

 

Participam também o governador do Pará, Simão Jatene, o diretor geral da RNP, Nelson Simões, e o reitor da UFPA, Carlos Edilson Maneschi. A Redecomep é uma iniciativa do MCTI, em conjunto com o Ministério da Educação, coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

As novas redes metropolitanas permitirão o desenvolvimento de pesquisas científicas, a integração entre universidades e unidades de pesquisa, e a troca de informações. Elas estarão conectadas entre si e com a Rede Metropolitana de Belém (MetroBel) pelo Navegapará, programa de inclusão digital do governo do estado, que da acesso gratuito à internet a milhões de paraenses e tem como meta levar fibra ótica para todas as regiões.

As novas redes fazem parte da segunda fase do programa que visa à criação de redes de alta velocidade para colaboração entre instituições de pesquisa em cidades do interior do país.

A grande vantagem da Redecomep é a possiblidade de utilização de serviços avançados de comunicação e colaboração com custos reduzidos. Para a implantação das novas redes foram investidos R$ 2,4 milhões em aproximadamente 120 km de rede óptica. 

Atualmente, a Redecomep tem pontos implantadas em 41 cidades brasileiras – sendo 27 redes inauguradas na primeira fase – com conexões de 1 Gb/s. Para 2014, estão previstos investimentos na cidade de Porto Velho e nos municípios de Pelotas (RS), Uberlândia (MG), Uberaba (MG) e Itajubá (MG).

Escola Superior de Redes

Também nesta quinta, a RNP apresentará a nova unidade da Escola Superior de Redes (ESR). Sediada no Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da UFPA, a ESR será a primeira na região Norte e a sétima no Brasil. As demais unidades estão localizadas em Brasília, Cuiabá, João Pessoa, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador.

Referência em capacitação de técnicos e gestores de tecnologia da informação e comunicação (TICs) dos setores corporativos público e privado, desde 2005, as ESRs já capacitaram cerca de 10 mil alunos.

Segundo o coordenador nacional da ESR, Luiz Coelho, é grande a expectativa em relação ESR de Belém. “A abertura de uma unidade local amplia a ação da disseminação da escola no atendimento às instituições federais, aos órgãos públicos e privados do estado do Pará e da região Norte”, observa Coelho.

A ESR oferece cursos que abrangem as áreas de administração de sistemas, segurança, governança de ti, administração e projeto de redes, mídias de suporte à colaboração digital e gestão de identidade.

 

Texto: Ascom do MCTI, com informações da RNP
 

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação