Os vencedores do 27º Prêmio Jovem Cientista recebem, nesta segunda-feira (16), às 11h, no Palácio do Planalto, das mãos da presidenta da República, Dilma Rousseff, as premiações pelos projetos de pesquisa desenvolvidos por eles. O tema deste ano foi “Água: desafios da sociedade”.
O prêmio, que é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) com a Fundação Roberto Marinho e as empresas Gerdau e GE, foi dividido em três categorias. No total, serão concedidos aos vencedores cerca de R$700 mil em prêmios, além de bolsas de estudo do CNPq.
Serão agraciados estudantes e pesquisadores dos estados do Rio Grande do Norte, Pará, Minas Gerais, Ceará, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Eles desenvolveram estudos relacionados ao aprimoramento da gestão de bacias hidrográficas; a tecnologias de tratamento e reutilização da água; ao uso da água para geração de energia; à melhoria do acesso e qualidade das águas em benefício da saúde pública, dentre outras linhas de pesquisa.
Criado em 1981, o Prêmio Jovem Cientista tem o objetivo de incentivar a pesquisa e a inovação no país e é considerado um dos mais importantes reconhecimentos aos cientistas brasileiros. Em 2013, o prêmio bateu recorde de inscrições: foram 3.226 trabalhos.
Leia mais
Texto: Ascom do CNPq, com informações da Fundação Roberto Marinho