C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Lançamento do satélite CBers-3
08/12/2013 - 10:00
O Brasil e a China lançam nesta segunda-feira (9), a partir da Base de Lançamento de Taiyuan (TSLC, na sigla em inglês), o satélite CBers-3. O lançamento está previsto para 1h26, no horário de Brasília (11h26 em Pequim).

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), Luiz Fernando Perondi, e o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), José Raimundo Coelho, estarão na China para acompanhar o lançamento.

Este é o quarto satélite desenvolvido pelo Programa CBers (China-Brazil Earth Resources Satellite, em inglês e Satélite Sino-Brasileiro de Recursos Terrestres em português,), parceria entre Brasil e China, iniciada em 1988 e que garantiu a ambos o domínio da tecnologia do sensoriamento remoto para observação da Terra.

No Brasil, o programa é desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI). Na China, pela Chinese Academy of Space Technology (Cast).

As imagens obtidas pelos satélites CBers permitem uma vasta gama de aplicações, desde o monitoramento de queimadas e o desflorestamento da Amazônia, dos recursos hídricos e da expansão agrícola até estudos na área de desenvolvimento urbano.

O satélite apresenta como novidade o aumento de 30% para 50% na participação brasileira no projeto. Além disso, o CBers-3 possui uma câmera inteiramente desenvolvida e produzida no país, cumprindo um dos objetivos do Programa Espacial Brasileiro.

Serviço

O quê: Lançamento do satélite CBers-3

Data: 9/12/2013

Hora: 1h26, no horário de Brasília (11h26, em Pequim)

Local: Base de Lançamento de Taiyuan

Contato para a imprensa: José Roberto (Ascom/MCTI): jose.ferreira@mct.gov.br

 

 

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação