Especialistas do Inpe e da Cast no primeiro teste de simulação da sequência de lançamento do satélite CBers-3 integrado ao Longa Marcha 4B. Foto; Divulgação/Inpe
Foi realizado com sucesso o primeiro teste de simulação em tempo real da sequência de lançamento (launch rehearsal) do satélite CBers-3 integrado ao foguete Longa Marcha 4B. No Centro de Lançamento de Taiyuan, na China, o teste começou às 5 horas do dia 3 de dezembro (horário de Pequim).
“O objetivo foi executar todo o procedimento de lançamento envolvendo o satélite, o lançador Longa Marcha 4B e o sistema de rastreio. Também foi verificada a logística de transporte de técnicos e especialistas para o dia do lançamento”, explica o coordenador do segmento espacial do CBers, Antonio Carlos de Oliveira Pereira Junior.
Lançamento
O lançamento do CBers-3 está previsto para 1h26 (no horário de Brasília; 11h26 em Pequim) do próximo dia 9. Este é o quarto satélite desenvolvido pelo Programa CBers (China-Brazil Earth Resources Satellite), parceria entre Brasil e China que garantiu a ambos os países o domínio da tecnologia do sensoriamento remoto para observação da Terra.
Em seu lançamento será empregado o foguete Longa-Marcha 4B, composto de três estágios que atingem pouco mais de 45 metros de altura. Todos os estágios utilizam combustível líquido (hidrazina e N2O4 como oxidante).
O foguete vazio pesa 17 toneladas e seus tanques têm capacidade para 232 toneladas de combustível. O peso total no instante do lançamento será de aproximadamente 251 toneladas, considerando o peso do CBers-3, que é de pouco mais de 2 toneladas.
A janela de lançamento é de 10 minutos a partir de 11h26 (hora de Pequim) para que o satélite seja colocado em órbita de tal modo que quando ele cruzar o Equador da Terra seja 10h30 naquele local.
No Brasil, o programa é desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Na China, pela Chinese Academy of Space Technology (Cast).
Texto: Ascom do Inpe