De terça-feira (22) ao dia 27, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCTI) promove atividades de divulgação que integram a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). As atrações oferecidas pelo Mast serão distribuídas em quatro polos no Rio de Janeiro.
No museu, de terça a domingo, haverá visitas orientadas e tendas espalhadas pelo campus com jogos e desafios da atividade Brincando de Matemático, os aparatos Placa fotovoltaica, Pipoca Solar, Pendulo Harmonógrafo e pendulo Caótico, que irão despertar a curiosidade do público.
No Pavilhão da Luneta Equatorial de 21 centímetros, haverá um experimento de realidade aumentada. Será possível ver o caminho realizado pela luz dentro da luneta.
No Centro Esportivo Miécimo da Silva, na terça e na quarta, serão disponibilizados telescópios para observação diurna, jogos e desafios das atividades Brincando de Matemático e Brincando com a Ciência e o Planetário Inflável Digital, no qual imagens do céu noturno são projetadas, em uma cúpula inflável, para o espectador observar e entender os movimentos dos planetas e o movimento aparente das estrelas.
Na Quinta da Boa Vista, de sexta-feira a domingo, haverá sessões do Planetário Inflável Digital. E no Parque de Madureira, também de sexta a domingo, telescópios para observação diurna, jogos e desafios da atividade “Brincando de Matemático” e “Brincando com a Ciência”.
Em Brasília, o Mast terá um espaço de 150 metros quadrados no Parque da Cidade, onde vai inaugurar a exposição O Eclipse e o Presidente. A mostra, que se divide em nove módulos de seis painéis, aborda o eclipse total do sol que aconteceu em 1912, em Passa Quatro (MG). Vários observatórios fizeram expedições ao Brasil para observação do eclipse, já que o país era um dos locais privilegiados para sua observação. Leia mais.
Parceria
Durante a semana nacional, o Mast e o Observatório Nacional (ON) realizam uma série de atividades conjuntas. Nas visitas guiadas pelo campus das duas unidades de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), mediadores apresentam aos visitantes o conjunto arquitetônico construído para sediar o observatório Nacional.
A área, de 44 mil metros quadrados, abriga dezesseis edificações de grande valor histórico, com destaque, o prédio sede que abriga a coleção de instrumentos científicos, e os pavilhões com as centenárias lunetas.
Saiba mais.
Texto: Ascom do Mast