C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Notícia sobre a 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia SNCT em Alagoas começa no domingo
18/10/2013 - 14:45
Uma verdadeira feira de conhecimento e de ações, com tendas que mostrarão a diversidade de conquistas, prêmios, serviços, projetos inovadores na área de ciência e tecnologia em Alagoas. É assim que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013 será aberta, em Maceió, no domingo (20), no estacionamento do antigo Alagoinha, na Orla da Ponta Verde.

As ações acontecem das 10h às 17h, sob a organização do governo estadual, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Também participam diversos parceiros, entre eles, a prefeitura de Maceió, a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), o Instituto Federal de Alagoas (Ifal), a Federação das Indústrias do estado (por meio do Senai), o Núcleo Alagoano de Divulgação e Popularização da Ciência e Tecnologia (ComuniCT), o Centro de Estutdos Astronômicos de Alagoas (Ceaal), o Observatório Astronômico Genival Leite Lopes (OAGLL) e a Startup/AL, entre outros.

De acordo com a coordenação, o objetivo da ação na praia é disseminar e popularizar o tema, envolvendo a população que circula na orla, aproveitando o domingo de lazer e mostrando o volume de projetos inovadores e premiados no estado. Serão 25 tendas numa área de mais de mil metros quadrados. Numa das tendas estarão as start-ups alagoanas e seus projetos, como CrowdMobi, Hand Talk e TraktoPro, vencedores de prêmios de inovação dentro e fora do Brasil.

Na tenda do governo do estado serão expostas maquetes do Parque Tecnológico de Alagoas e seus polos agroalimentares de Batalha e Arapiraca, e de Tecnologia da Informação, Comunicação e Serviços (Tics), em Jaraguá, que dão uma ideia de como o setor de ciência, tecnologia e inovação evoluiu no estado nos últimos anos.

História natural e saúde

Já a UFAL levará para a praia a Usina de Ciência e o Museu de História Natural, além da Faculdade de Medicina, que estará com a Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabologia, com ações educativas e preventivas para diabetes, obesidade e osteoporose. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) levará a tenda Damião Alexandrino, com ações integrativas de saúde unindo o saber popular e o científico, além de espaço para cuidados com massagem e várias outras atividades de prevenção à saúde. A Uneal fará uma performance com jogos interativos e contador de histórias.

O Cesmac e a Estácio Fal também estarão presentes com ações direcionadas aos idosos, incluindo recreação, prevenção, orientação e atividades físicas. A Uncisal apresentará inovações por meio de um software educativo com jogos eletrônicos que incentivam o autocuidado para a higiene oral, para o público de 4 a 14 anos.

O campus do Ifal em Palmeira dos Índios vai expor projetos de pesquisas que receberam prêmios internacionais, como o de fabricação de tijolos a partir das cinzas do bagaço da cana-de-açúcar, além de três robôs educativos, um deles cortador de grama e dois de química. O Senai mostrará inovações desenvolvidas dentro daquela instituição em Alagoas. Já o ComuniCT, coordenado pela professora Lenilda Austrilino, apresentará jogos educativos, exposição sobre a ciência em Alagoas, além de um robô interativo.

Programação

Na segunda-feira (21), as atividades vão se concentrar na Vila Olímpica Lautenay Perdigão, na Cidade Universitária, das 9h às 16h. Para o secretário de Esportes de Maceió, Pedro Vilela, a iniciativa de trazer para Vila Olímpica toda estrutura do evento é muito positiva.

“As crianças do Programa Segundo Tempo já são contempladas em sua rotina semanal com atividades esportivas e culturais. Tenho certeza que esta chance de observar de perto as novas tendências tecnológicas e ainda vivenciar experiências diferentes na área da ciência será inesquecível para os meninos e meninas do programa. Sem dúvida será um dia de muito conhecimento e crescimento lúdico”, destaca.

Atividades em várias cidades vão movimentar a semana por meio da Caravana da Ciência e Tecnologia, que, além de Ponta Verde e Vila Olímpica, vai estar em Arapiraca, Viçosa, Pão de Açúcar e Paulo Jacinto. Na quinta (24), das 14h às 22h, é a vez de Delmiro Gouveia, e no dia seguinte, Dois Riachos, na Escola Estadual Cônego José Bulhões.

Sobre a semana nacional

A SNCT é realizada em todo o país no mês de outubro, desde 2004, sob a coordenação da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) do MCTI e a colaboração de entidades e instituições de ensino, divulgação e pesquisa. Sua finalidade principal é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, a respeito de temas e atividades de ciência e tecnologia (C&T). A programação e as demais informações podem ser conferidas na página do evento.

 

Texto: Denise Coelho – Ascom do MCTI, com informações da Secti-AL

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação