O horário de verão começa à zero hora de domingo (20). Com a mudança, os relógios devem ser adiantados em uma hora em dez estados – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul –, além do Distrito Federal.
Neste ano, Tocantins não adotará o horário de verão, como havia feito no ano passado, nem a Bahia, que adotou em 2011.
Criado com a finalidade de economizar energia durante os meses mais quentes do ano e cujos dias são mais longos, o horário de verão tem início no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro de fevereiro, exceto quando coincidir com o domingo de Carnaval, o que levará o encerramento para o domingo seguinte. Em 2014, ele se finalizará no dia 16 de fevereiro.
O Observatório Nacional (ON/MCTI) é responsável pela geração, distribuição e conservação da Hora Legal Brasileira (HLB), desde 1850, quando essa atividade teve início no país. É da sua sede, no bairro São Cristóvão, Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, que sai o famoso “horário de Brasília”. Consulte a hora certa na página da HLB, no link “Acerte seu relógio”.
Texto: Ascom do ON