O Instituto Mamirauá, por meio do Programa Qualidade de Vida, instalou dois sistemas de abastecimento de água por energia solar. Duas comunidades foram beneficiadas: Porto Braga, na Reserva Mamirauá, e São Sebastião do Repartimento, na Reserva Amanã.
A melhoria abrange 68 famílias que estão fazendo uso da tecnologia experimental para fornecimento de água pré-tratada em comunidades de várzea. A instalação do sistema é feita em parceria com a população, que recebe capacitação para cuidar da manutenção e zelar pelo bom funcionamento da tecnologia.
O objetivo é promover a melhoria das condições de saúde e para que as gestões municipais se apropriem dessa tecnologia e possam levá-la para as demais localidades. O sistema é alimentado por painéis fotovoltaicos colocados sobre o rio em balsas flutuantes, bombeando a água para um reservatório elevado. O reservatório é conectado a um filtro de areia, para pré-tratamento da água e remoção de resíduos sólidos. Após a filtragem, a água é distribuída para as residências.
Leia mais.
Texto: Francisco Rocha – Ascom do Instituto Mamirauá