O deputado Hamm e o senador Casildo com o ministro Raupp. Foto: Augusto Coelho/Ascom do MCTI
O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) e o senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) visitaram o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, nesta terça-feira (17), para discutir a criação de um centro de pesquisa para o controle biológico para a mosca-das-frutas.
“Do ponto de vista parlamentar, estamos mobilizados a trabalhar em defesa de um segmento que envolve 58 mil empregos diretos, 16 mil empregos indiretos e 3 mil produtores”, disse Hamm, a respeito do cultivo da maçã em municípios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Nós entendemos que a região de Vacaria seria o grande local para fazer esse investimento.”
Ao lado de representantes da Associação Brasileira de Produtores de Maçã (ABPM), o deputado federal comentou sobre mais dois projetos do segmento que envolvem tecnologia: “Está sendo desenvolvida uma plataforma móvel de colheita da maçã, um equipamento para humanizar o sistema, já que hoje o pessoal se arrisca em escadas, e melhorar a eficiência e o custo-benefício. A outra ideia seria uma inovação tecnológica para a área de pós-colheita”.
Segundo a ABPM, a mosca-das-frutas-sul-americana (Anastrepha fraterculus) é umas das principais pragas da fruticultura brasileira e atinge, a exemplo da maçã, culturas de importância socioeconômica para o sul do país, como pêssego, ameixa, laranja, bergamota (tangerina), uva, amora e framboesa.
Texto: Rodrigo PdGuerra – Ascom do MCTI