C A-    A+ A    A    A
   buscar    busca avançada Mapa do site Fale Conosco  
   

imagem
Instituições resgatam peixe-boi no Amapá
17/09/2013 - 16:40
Um jovem peixe-boi foi resgatado pela equipe de brigadistas da Estação Ecológica (Esec) de Maracá-Jipioca, com apoio de moradores e pescadores da cidade de Amapá (AP). Ele passa agora por cuidados com o objetivo de que, reestabelecido, seja solto novamente na região.

O animal estava encalhado na área portuária daquela cidade, situada a 320 quilômetros de Macapá. Foi posto sob os cuidados temporários da brigada de incêndios da estação ecológica, orientados por especialistas sobre os procedimentos a serem tomados para sua segurança.

Ao saber da ocorrência do encalhe no sábado (14), o chefe da unidade de conservação, Iranildo Coutinho, entrou em contato com a pesquisadora associada do Instituto Mamirauá Danielle Lima, representante do Instituto de Pesquisas Científicas do Estado do Amapá (Iepa) na Rede de Encalhes de Mamíferos Aquáticos do Norte do Brasil (Remanor), e com a veterinária Sandra Aparecida Rameiro, do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no estado.

Elas passaram as orientações iniciais, realizaram os atendimentos emergenciais e acompanharam o transporte do peixe-boi para Macapá, no domingo, para acompanhamento clínico no centro.

Filhote

“Vitor Maracá”, como foi chamado, tem cerca de 1 metro de comprimento e 19 quilos e, aparentemente, é da espécie peixe-boi-marinho. As especialistas concluíram que o exemplar tem poucos meses de vida e ainda requer amamentação e cuidados com sua saúde, por tempo equivalente ao que permaneceria junto da mãe. Tudo indica que ele se perdeu dela por conta de caça, das fortes marés ocorridas na semana passada ou de outro motivo.

Por meio da Remanor, com o apoio da oceanógrafa Míriam Marmontel, líder do Grupo de Pesquisas em Mamíferos Aquáticos Amazônicos, do Instituto Mamirauá, identificou-se um cativeiro em ambiente natural que oferece condições adequadas para reabilitação de Vitor na Ilha do Marajó.

Leia mais.

 

Texto: Iranildo Coutinho – Ascom do Instituto Mamirauá

Esplanada dos Ministérios, Bloco E,
CEP: 70067-900, Brasília, DF Telefone: (61) 2033-7500
Copyright © 2012
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação